Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação

Notícias

Alunos do Pescar apresentam teatro solidário

Alunos do Pescar apresentam teatro solidário
21/05/2009

Edson Goulart

A Unidade Pescar de São José do Rio Preto apresentou, no dia 20 de maio, a peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, com a participação de todos os alunos do projeto. A peça foi apresentada no Teatro Municipal Nelson Castro e teve caráter solidário: o ingresso foi um quilo de alimento não perecível, que será doado a alguma entidade assistencial de Rio Preto.
O dia 20 de maio não foi escolhido por acaso. A data comemora o Dia Nacional do Projeto Pescar, cuja unidade de São José do Rio Preto foi uma iniciativa da Apeti e do Ciesp que visa preparar e encaminhar jovens em situação de risco social para o mercado de trabalho. “Neste dia, os jovens têm a missão de promover uma ação social”, explica Marcelo Lorencin, articulador da unidade. “Daí veio a ideia de apresentar a peça para a comunidade e arrecadar os alimentos”, completa.
“A apresentação da peça começou despretensiosamente como um trabalho de classe”, conta Erika Morales Puga, orientadora pedagógica da unidade local do Projeto Pescar. Da sala de aula, a peça foi para o auditório do Ciesp, numa apresentação exclusiva para mantenedores e parceiros do projeto, no dia 3 de abril. “Deu tão certo, que decidimos ampliar a apresentação para a comunidade”, comentou a orientadora.
Para a apresentação do Dia do Pescar, os jovens submeteram-se às orientações voluntárias do diretor Ícaro Negroni. Irmão de uma das participantes do projeto, Ícaro Negroni não poderia ter tido experiência melhor como ator, para conduzir esse trabalho: dois dos seis anos que atua em teatro foram dedicados justamente à apresentação do “Auto da Barca do Inferno”, em trupe itinerante por todo o Brasil. Em seu currículo também constam participações no FIT – Festival Internacional de Teatro, no Grupo de Ballet da Cidade (que atualmente apresenta o espetáculo “Alumbramentos”) e à frente da TV Câmera SET, com o personagem MCjeitoso.
O resultado da apresentação foi quase 80 quilos de alimentos, que serão doados de um jeito diferente: “Pretendemos colocar em prática as aulas dadas pela nutricionista Sheila Aparecida de Oliveira, oferecendo uma refeição preparada pelos próprios alunos”, comenta Erika. Mas o resultado maior foi o aplauso em massa das 150 pessoas presentes à apresentação. “Foi muito gratificante”, orgulha-se Lorencin.

Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Avenida João Batista Vetorazzo, 805 | BOX 11C - Distrito Industrial Waldemar de Oliveira Verdi - CEP 15035-470
São José do Rio Preto - SP | Tel. (17) 3234-5852 Ramal 207 | Email: apeti@apeti.org.br

Desenvolvido por Webplus