Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação

Notícias

Conselho do ParTec traça metas para 2011

Conselho do ParTec traça metas para 2011
20/10/2010

Edson Goulart
Fotos: Paulo Magri (SMCS-RP)

O Conselho Municipal do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto reuniu seus integrantes no dia 19 de outubro para um balanço das atividades que envolvem a instalação do ParTec e projeção de metas para 2011.

O secretário Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e presidente da comissão, Milton Faria de Assis Júnior, fez um balanço sobre os Parques Tecnológicos no Brasil e no mundo. Um dos dados mais otimistas apresentados pelo secretário vem do Atlas da Inovação da WAInova - World Alliance for Innovation, intitulado Anprotec, sigla em inglês para Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. De acordo com o estudo realizado em 2008, existem 493 parques existentes no mundo, 74 no Brasil. Destes, 17 estão em fase de implantação e 13 em discussão. “O parque de Rio Preto é o que está em fase mais avançada, hoje, de implantação”, ressalta Assis.

O secretário destacou os avanços obtidos pelo poder público local, como a abertura da avenida que interliga a Rodovia Washington Luiz – Km 444 até Avenida Francisco Rodrigues Lisboa, passando pela área do ParTec, facilitando assim acesso às empresas que ali se instalarão, a aprovação prévia do loteamento (urbanismo), e a elaboração de pré-projetos, pelo SeMAE, das redes de água e coletora de esgoto, na área do Parque Tecnológico, atual IPA – Instituto Penal Agrícola. Para 2011, Assis prevê a realização de eventos para integração dos setores envolvidos com o parque: "Estamos organizando a realização de workshop com a participação de todos os empresários, áreas acadêmicas e setor público".

Gilberto Peres Mariano, diretor de Relações Institucionais da Apeti e representante da entidade na comissão, afirma que o encontro foi muito produtivo: “Há meses o grupo de trabalho organizado pela Apeti e pelo escritório regional do Ciesp vem trabalhando nas questões infraestruturais”, conta o diretor. “Creio que, tão logo possamos colocar a “mão na massa”, o faremos com muita fluência, já que as discussões estão em fase bem adiantada”. Questionado sobre a previsão de liberação para início de instalação das empresas, Gilberto afirmou que esse prazo depende da aprovação do loteamento, previsto para dezembro desse ano. Comentou ainda que há um grupo de pelo menos 10 empresas de TIC aguardando essa liberação para iniciar seus projetos.

Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Avenida João Batista Vetorazzo, 805 | BOX 11C - Distrito Industrial Waldemar de Oliveira Verdi - CEP 15035-470
São José do Rio Preto - SP | Tel. (17) 3234-5852 Ramal 207 | Email: apeti@apeti.org.br

Desenvolvido por Webplus