Notícias
Nova Incubadora receberá empresas de TI
13/07/2006
Um café da manhã, realizado no último dia 13 de julho, marcou o encontro de representantes do poder público municipal, do setor privado e de entidades de classe, para apresentar as instalações do novo Centro Incubador de Empresas de Rio Preto. A Incubadora, como é chamada, é um projeto do Sebrae ? Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas, em parceria com a Prefeitura e a Acirp ? Associação Comercial e Industrial de Rio Preto, com o apoio da Caixa Econômica Federal. O projeto incentiva a abertura de novas empresas, oferece apoio e provê suporte administrativo, financeiro, comercial, jurídico e técnico às empresas aprovadas durante seus primeiros dois anos de vida.
Atualmente, o prédio localizado na Marginal da Rodovia Assis Chateaubriand consegue abrigar 12 empresas em início de operação. As novas dependências, localizadas na avenida João Batista Vetorazzo, no Distrito Industrial Waldemar Verdi, oferecem capacidade para abrigar 25 empresas. Destas, 12 serão de base tecnológica. A iniciativa para esta ampliação da base tradicional para a base mista foi da Apeti, com o apoio do Sebrae e da coordenação da Incubadora.
A nova edificação deverá ser inaugurada no último trimestre do ano, segundo a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica da Prefeitura. Orlando Bolçone, secretário da pasta, afirmou em entrevista ao Apeti News, que a Prefeitura investiu R$ 1,5 milhão entre a aquisição do terreno de 4.100 metros quadrados e a construção, com mais de 1.800 metros quadrados. ?É bom ressaltar que os investimentos foram feitos somente com recursos municipais?, acrescenta Bolçone.
O prefeito Edinho Araújo, que também prestigiou o evento, declarou ao Apeti News que os investimentos na Incubadora iniciam o ciclo de desenvolvimento já preparado pelos mini-distritos e distritos industriais da cidade. ?Dentro da filosofia de desenvolvimento sustentável, a Prefeitura faz aquilo que é a sua parte: levar a infra-estrutura, como esta nova Incubadora, ampliada, capaz de atender a demanda, selecionando e aprimorando aqueles que ainda não têm uma estrutura, para que o empreendedor possa, depois, avançar, gerando emprego e renda?, afirmou.
Segundo a gerente do Centro Incubador, Consuelo Braz de Oliveira, somente três empresas incubadas vão ocupar os espaços do novo prédio, das seis hoje existentes. As demais já estão em vias de maturação e deverão assumir sua gestão independente, em breve.
Consuelo afirma que o grande objetivo da Incubadora é diminuir a taxa de mortalidade das empresas. Segundo ela, dados do Sebrae dão conta de que, em dois anos - tempo de maturação de uma empresa incubada ? 84,6% das empresas fecham suas portas. ?Empresas incubadas têm essa taxa reduzida para 13,4%?, afirma.
A gerente da Incubadora de Rio Preto explica que é muito fácil candidatar-se a um espaço de incubação. Basta agendar uma entrevista pelo telefone 3223-1190 e apresentar um Plano de Negócios, orientado pelo próprio Centro Incubador ou pelo Sebrae, que oferece cursos e palestras que podem ajudar. Depois, o Conselho Gestor do Centro Incubador analisa os projetos de empresas candidatas à incubação e, se aprovada, a nova empresa desfruta de consultoria, assessoria e treinamentos na gestão do negócio e exposição de produtos em eventos específicos.
Para o vice-presidente da Apeti, Marcelo Lorencin, a ampliação da base tecnológica é um grande avanço nas conquistas da associação. No último mês de junho, Lorencin acompanhou Consuelo em visita ao Cietec ? Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da USP ? Universidade de São Paulo, para definir a estratégia de trabalho em Rio Preto. ?Estamos prestes a efetivar uma das mais importantes ações da Apeti?, comemora.