Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação

Notícias

Workshop do Sebrae estimula inovação

Workshop do Sebrae estimula inovação
30/10/2009

Edson Goulart
Fotos: Fernando Chagas / Rodrigo Figueira

Para fechar os eventos de outubro, o Mês do Empreendedor, na região de São José do Rio Preto-SP, o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, promoveu, no dia 29 de outubro, o workshop “Como a Micro e Pequena Empresa Podem Lucrar com a Inovação”.
O evento, realizado no auditório do Ciesp, reuniu empresários e demais interessados para ouvir a palestra interativa de José Miguel Chaddad, integrante do Movimento Faça Diferente, do Sebrae-SP. Logo após, três empresários da cidade foram convidados a apresentar seus cases de sucesso. Entre eles, Marcelo Lorencin, diretor-presidente da Shift, desenvolvedora de softwares para laboratórios clínicos, diretor de Promoção e Desenvolvimento Social da Apeti, e articulador da unidade local do Projeto Pescar.
O objetivo do Sebrae-SP foi mostrar que a inovação é uma das principais ferramentas para o sucesso das MPEs – Micro e Pequenas Empresas. O evento mostrou que, por um lado, é a inovação que impele as empresas em busca do sucesso e, por outro, é ela também que impede que as empresas sejam fadadas ao fracasso. “Quem não inovar vai ficar defasado no mercado, seja pelo preço elevado, pela qualidade deficiente ou pelos processos e produtos ultrapassados”, disse Chaddad. “Mais cedo ou mais tarde, essa empresa será expelida do mercado, pois não terá mais a quem vender. É um pouco duro, mas costumamos dizer que a empresa que não inovar está destinada a desaparecer”.
Para Lorencin, essa realidade é uma constante: “Estimulamos todos os nossos stakeholders (clientes, colaboradores, fornecedores, etc) a participarem, direta ou indiretamente, das ações que possam levar a Shift a desbravar novos horizontes”.
Para os empresários participantes do workshop, foi uma oportunidade única de conhecer teorias e práticas de inovação no universo corporativo.

Na foto abaixo, Lorencin, da Shift, fala sobre suas experiências com inovação, ao lado da empresária Liliamaura Gonçalves de Lima, da Drogaderma Farmácia de Manipulação, primeiro lugar estadual e o segundo nacional no Prêmio Mulher de Negócios, de 2007, e de Adacir José da Mota, da Estância Encantada.

Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Avenida João Batista Vetorazzo, 805 | BOX 11C - Distrito Industrial Waldemar de Oliveira Verdi - CEP 15035-470
São José do Rio Preto - SP | Tel. (17) 3234-5852 Ramal 207 | Email: apeti@apeti.org.br

Desenvolvido por Webplus