início / blog

Tipos de armazenamento em nuvem: conheça os 3 principais

Descubra os diferentes tipos de armazenamento em nuvem e escolha o melhor para suas necessidades. Aprenda sobre armazenamento em nuvem público, privado e híbrido.

Postado em 05 de abril de 2023

A tecnologia ajuda a tornar as empresas mais eficientes e seguras a cada dia quando o assunto é dado. Existem vários tipos de armazenamento em nuvem que trazem a praticidade para compartilhar, além da proteção que este serviço pede.

Só para se ter ideia do crescimento deste setor, o mercado mundial das IaaS cresceu mais de 40% em 2021. O valor foi de 90 bilhões de dólares, acima dos 64 bilhões em 2020, de acordo com dados da Gartner.

Agora, existem várias maneiras de armazenamento na nuvem e para você conhecer as três principais, siga neste texto conosco!

O que é armazenamento em nuvem?

Se antigamente as empresas precisavam investir em servidores para armazenar seus dados, isso hoje em dia é algo ultrapassado, assim como usar um CD ou pen drive para salvar um documento pessoal. Mas para atender a demanda do mercado, existem vários tipos de armazenamento em nuvem.

Entretanto, antes de falar sobre as nuvens, vamos explicar o que é o cloud. Este serviço é um modelo em que permite guardar dados e arquivos na internet por um provedor. Assim, você usa a internet para acessar suas pastas, podendo fazer isso em qualquer lugar com conexão.

Dessa maneira, o cloud retira a necessidade de a empresa comprar e gerenciar sua própria infraestrutura para armazenar dados, como os servidores. O armazenamento em nuvem consiste em você salvar seus documentos no mundo virtual, fazendo o upload pela internet.

Por que o armazenamento em nuvem é importante?

Com servidores e empresas dedicadas exclusivamente para prestar serviço de armazenamento em nuvem, isso traz vários benefícios para as empresas. Mas o fundamental é a segurança que este sistema traz se comparado ao servidor próprio. Além disso, as outras vantagens são:

Maior escalabilidade: é bem mais prático e rápido aumentar o armazenamento dos dados na nuvem, bastando comprar mais espaço. Ao contrário da ampliação de servidores físicos.

Agilidade: com isso, a expansão da empresa no quesito captar e gerenciar dados se torna mais ágil. Isso acontece também pelo fato de o funcionário acessar de qualquer lugar com conexão à internet.

Menor custo: com o armazenamento em nuvem, a empresa não precisa despender recursos para comprar ou fazer manutenção de equipamentos.

Organização e modernização: é muito mais prático e rápido fazer a organização dos arquivos dentro da nuvem. Além disso, sua empresa estará moderna em busca de novas oportunidades de negócio.

Quais os tipos de armazenamento em nuvem?

Com o avanço da tecnologia neste sentido, foram criados vários tipos de armazenamento em nuvem. Cada um oferece suas vantagens e têm sua própria estrutura. Confira cada um deles:

1. Nuvem pública

O armazenamento em nuvem pública é quando a empresa contrata os serviços de uma outra companhia em um grande data center. Então, os dados são organizados no provedor de serviços, que fica responsável pelo gerenciamento e manutenção do sistema e da segurança.

Por causa do custo bem mais baixo, este sistema é mais atraente para muitas empresas. Apesar de levar o nome pública, neste tipo de armazenamento cada companhia acessa de forma separada às informações, sendo liberado apenas para pessoas autorizadas.

2. Nuvem privada

Este tipo de armazenamento em nuvem é igual à pública, mas a única diferença é que o cloud é um servidor dedicado para esta empresa. Assim, a companhia tem o seu próprio data center virtual ou contrata um provedor de armazenamento apenas para isso.

Apesar de ter um custo mais alto do que a nuvem pública, este modelo traz maior escalabilidade para a empresa. Além disso, a segurança é maior para ter acesso aos dados, dando mais eficiência ao sistema.

3. Nuvem híbrida

Como o próprio nome já diz, a nuvem híbrida é uma mistura da pública com a privada, trazendo o melhor das duas opções. Dessa maneira, a empresa guarda, por exemplo, os dados mais utilizados na nuvem privada, enquanto armazena os menos procurados na pública.

Uma acaba complementando a outra, trazendo maior flexibilidade para a empresa, principalmente as que trabalham com muitos dados. Outra opção também é a empresa armazenar dados mais sensíveis na nuvem privada — que traz segurança extra — e os mais comuns na pública.

Qual o perigo do armazenamento em nuvem?

Um dos grandes perigos quando o assunto é armazenamento em nuvem está na segurança e violação de dados. Por isso, é fundamental garantir um servidor que ofereça proteção completa contra vazamentos ou acesso não autorizado.

Agora que você conheceu os tipos de armazenamento em nuvem, sabe que migrar para este espaço é necessário para a empresa que busca ser eficiente. Se você quer saber como fazer a migração da sua companhia para o mundo digital, confira este guia completo que produzimos sobre o assunto.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]