Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho
16 de setembro de 2025
Yonei Scotelari

No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.

Em um único dia, diferentes frentes envolvidas na formação e empregabilidade de jovens estiveram presentes com o objetivo principal de identificar pontos de melhoria nas ações realizadas pelos diversos projetos sociais de Rio Preto. Representantes de vários projetos sociais, do poder judiciário, de empresas, secretarias municipais e entidades educacionais se revezaram em vários grupos para refletir sobre práticas para melhorar a capacitação dos jovens e adolescentes e potencializar a inserção deles no mercado.


O Fórum foi uma realização conjunta Apeti/Senac. A programação começou às 14 horas com a abertura oficial e seguiu até as 20 horas, passando por palestras jurídicas, apresentação de cases de escolas e projetos sociais, salas de discussão temáticas e um painel de parcerias para o desenvolvimento.


A diretora social da Apeti, Yonei Scotelari, afirmou que o Fórum nasce da percepção de que o ecossistema atual está fragmentado. “A maioria dos projetos enfrenta problemas parecidos, como dificuldade de financiamento, pouca aproximação com as empresas de recrutamento e desafios para a divulgação das oportunidades. O Fórum não é apenas um evento, mas um dia de trabalho, para aproximar todos os envolvidos e extrair frentes de ação factíveis”.

O gerente do Senac Rio Preto, Murillo Michel, destacou a importância de reunir tantas vozes diferentes. “É uma grande oportunidade ter a Apeti como parceira. Falar sobre empreendedorismo social é de extrema importância para nossa cidade. Somente com a junção de entidades e associações podemos promover a transformação social que tanto buscamos”, afirmou.


O poder judiciário representado pelo Dr Evandro Pelari, Dra. Fernanda Amábile e Dra. Luiza Fachim destacaram a importância do trabalho na vida dos jovens e esclareceram as questões legais que permeiam as contratações nas modalidades estágio e jovem aprendiz. O Dr Renato Pupo fez questão de fazer sua contribuição para a discussão participando de forma on-line. Jovens e adolescentes e os profissionais de recursos humanos levaram suas contribuições para a plenária e destacaram a importância das habilidades comportamentais e de estabelecer canais de comunicação mais eficientes para que as informações dos cursos cheguem até os jovens. 


O poder público municipal apoiou a iniciativa sendo representado pelos Secretários Tenente Norival Marques de Barros, Renata Azevedo e Sandra Reis. Eles ressaltaram a importância do Fórum e colocaram suas secretarias à disposição para ajudar nas demandas correlatas às suas respectivas pastas.


Ao final foi possível listar as dificuldades comuns a todos e sugerir estratégias para vencer estes desafios. Foram unânimes em reconhecer que os projetos sociais têm muito a ganhar firmando parcerias com entidades educacionais já estruturada como o Senac, Sesi, Senai, Instituto Federal e Espro. Elas estiveram presentes e se colocaram à disposição para contribuir com suas competências específicas permitindo que os projetos sociais possam concentrar energia em aprimorar seus processos, trabalhar as estratégias de engajamento dos jovens e potencializar a aproximação dos jovens com as empresas contratantes.


Ao longo do dia mais de 100 pessoas estiveram presentes. Todos os 16 projetos sociais presentes tiveram um dia de muito aprendizado, podendo ter suas demandas ouvidas e recebendo preciosas orientações dos palestrantes, além de usufruir de uma rica troca proporcionada pelos momentos de networking que permearam todo o evento.

O encerramento foi feito com a palestra “Transformação pelo Empreendedorismo Social”, do jovem empreendedor Matheus Cardoso, integrante da lista Forbes Under 30.



Por Flaviana Ribeiro 11 de novembro de 2025
Quando 2026 chegar, você pode tentar, mas não pode fingir que está tudo normal.
Por Apeti 11 de novembro de 2025
A revitalização do CEDET marca um passo importante na consolidação da Apeti como agente de transformação social e tecnológica em São José do Rio Preto. O projeto não apenas renova um espaço físico, mas reacende a esperança de muitos jovens e reafirma o papel da tecnologia como ponte entre conhecimento, oportunidades e cidadania.
Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.