Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho
16 de setembro de 2025
Yonei Scotelari

No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.

Em um único dia, diferentes frentes envolvidas na formação e empregabilidade de jovens estiveram presentes com o objetivo principal de identificar pontos de melhoria nas ações realizadas pelos diversos projetos sociais de Rio Preto. Representantes de vários projetos sociais, do poder judiciário, de empresas, secretarias municipais e entidades educacionais se revezaram em vários grupos para refletir sobre práticas para melhorar a capacitação dos jovens e adolescentes e potencializar a inserção deles no mercado.


O Fórum foi uma realização conjunta Apeti/Senac. A programação começou às 14 horas com a abertura oficial e seguiu até as 20 horas, passando por palestras jurídicas, apresentação de cases de escolas e projetos sociais, salas de discussão temáticas e um painel de parcerias para o desenvolvimento.


A diretora social da Apeti, Yonei Scotelari, afirmou que o Fórum nasce da percepção de que o ecossistema atual está fragmentado. “A maioria dos projetos enfrenta problemas parecidos, como dificuldade de financiamento, pouca aproximação com as empresas de recrutamento e desafios para a divulgação das oportunidades. O Fórum não é apenas um evento, mas um dia de trabalho, para aproximar todos os envolvidos e extrair frentes de ação factíveis”.

O gerente do Senac Rio Preto, Murillo Michel, destacou a importância de reunir tantas vozes diferentes. “É uma grande oportunidade ter a Apeti como parceira. Falar sobre empreendedorismo social é de extrema importância para nossa cidade. Somente com a junção de entidades e associações podemos promover a transformação social que tanto buscamos”, afirmou.


O poder judiciário representado pelo Dr Evandro Pelari, Dra. Fernanda Amábile e Dra. Luiza Fachim destacaram a importância do trabalho na vida dos jovens e esclareceram as questões legais que permeiam as contratações nas modalidades estágio e jovem aprendiz. O Dr Renato Pupo fez questão de fazer sua contribuição para a discussão participando de forma on-line. Jovens e adolescentes e os profissionais de recursos humanos levaram suas contribuições para a plenária e destacaram a importância das habilidades comportamentais e de estabelecer canais de comunicação mais eficientes para que as informações dos cursos cheguem até os jovens. 


O poder público municipal apoiou a iniciativa sendo representado pelos Secretários Tenente Norival Marques de Barros, Renata Azevedo e Sandra Reis. Eles ressaltaram a importância do Fórum e colocaram suas secretarias à disposição para ajudar nas demandas correlatas às suas respectivas pastas.


Ao final foi possível listar as dificuldades comuns a todos e sugerir estratégias para vencer estes desafios. Foram unânimes em reconhecer que os projetos sociais têm muito a ganhar firmando parcerias com entidades educacionais já estruturada como o Senac, Sesi, Senai, Instituto Federal e Espro. Elas estiveram presentes e se colocaram à disposição para contribuir com suas competências específicas permitindo que os projetos sociais possam concentrar energia em aprimorar seus processos, trabalhar as estratégias de engajamento dos jovens e potencializar a aproximação dos jovens com as empresas contratantes.


Ao longo do dia mais de 100 pessoas estiveram presentes. Todos os 16 projetos sociais presentes tiveram um dia de muito aprendizado, podendo ter suas demandas ouvidas e recebendo preciosas orientações dos palestrantes, além de usufruir de uma rica troca proporcionada pelos momentos de networking que permearam todo o evento.

O encerramento foi feito com a palestra “Transformação pelo Empreendedorismo Social”, do jovem empreendedor Matheus Cardoso, integrante da lista Forbes Under 30.



Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.
Por Gerson Pedrinho 19 de agosto de 2025
Nos dias 6 e 7 de agosto, São José do Rio Preto respirou tecnologia e inovação. A quarta edição do Rio Preto Tech Summit, promovida pela APETI – Associação de Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação, mostrou por que já é considerado o maior encontro do setor no interior paulista.
Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.
Por Apeti CPL 17 de junho de 2025
Curso gratuito de tecnologia abre inscrições para jovens de escolas públicas de Rio Preto; veja como participar