Cresce número de empresas de inovação e startups no estado de São Paulo
22 de setembro de 2025
Crédito: Agencia SP

De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.

O estado de São Paulo vem registrando crescimento contínuo no número de empresas de inovação e startups. De acordo com apuração do Seade a partir da base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e da Receita Federal, estes negócios inovadores passaram de 6 unidades em 2021 para 1.881 em 2025.

O Inova Simples é um programa nacional que criou uma modalidade jurídica para facilitar a formalização de startups e outros negócios inovadores no país, proporcionando tratamento diferenciado com vistas a estimular sua criação, formalização, desenvolvimento e consolidação como agentes indutores de avanços tecnológicos e da geração de emprego e renda.


Em relação ao total de empresas ativas nessa modalidade, por atividade econômica, até maio de 2025, predominam os serviços administrativos (341), de tecnologia da informação (307) e educação (250).

A Região Metropolitana de São Paulo concentra 69,2% do total das empresas ativas (1.301), seguida pelas RAs de Campinas (144) e São José dos Campos (93). Na distribuição por município, São Paulo reúne 58,4% do total destes empreendimentos (1.103), aparecendo, na sequência, São José dos Campos (55 empresas), Campinas (49) e Ribeirão Preto (38).

A Apeti celebra esse avanço como indicação de que nosso ecossistema está amadurecendo. Mas também sabemos que há desafios: descentralizar mais, melhorar infraestrutura, acesso a investimentos, mentoria, parcerias com universidades.

#SejaApeti

Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.
Por Gerson Pedrinho 19 de agosto de 2025
Nos dias 6 e 7 de agosto, São José do Rio Preto respirou tecnologia e inovação. A quarta edição do Rio Preto Tech Summit, promovida pela APETI – Associação de Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação, mostrou por que já é considerado o maior encontro do setor no interior paulista.
Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.