Liderança é comunicação
30 de abril de 2025
Samilo Lopes

Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança. Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos.

Mas existe uma coisa que pode eliminar esses ingredientes de uma empresa: os ruídos de comunicação. Comunicação não é só transmissão de informação: é um processo de interação entre as pessoas. Comunicar é tornar comum, e é por isso que a escuta é tão importante quanto a fala.


Para as lideranças, isso fica ainda mais evidente: falar com clareza é importante, claro, mas o líder não pode esquecer que ele precisa ser um excelente ouvinte também.


O líder que fala sem segurança não transmite a confiança necessária para quem está ouvindo. E isso impacta diretamente o clima da equipe. Além disso, a falta da comunicação clara e objetiva entre o time e a liderança pode criar ruídos, que pode prejudicar (e muito) o bom relacionamento entre todos.


No entanto, os líderes que se comunicam bem constatam um maior engajamento e um aumento na produtividade da equipe, segundo pesquisas.


O que esses dados revelam é que comunicação e liderança precisam andar sempre juntas. Por isso, listo 5 estratégias práticas para aliar as duas coisas e otimizar a comunicação enquanto líder.


1. Alinhe metas e expectativas 

O primeiro passo para uma comunicação eficaz entre líder e liderado é deixar as expectativas claras desde o primeiro momento. Explique o quê, porquê e como fazer, para que o colaborador saiba quais são os resultados esperados dele e o que configura um bom trabalho e uma entrega bem sucedida. Apresente as metas individuais para que todos compreendam de que forma seu trabalho contribui com os objetivos maiores da organização. Também é importante acompanhar a evolução dessas metas periodicamente, em reuniões individuais e de time, apresentando os resultados atingidos. 


2. Saiba dar e receber feedbacks 

O feedback – tanto positivo, quanto negativo – é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dentro das relações profissionais. Ele é uma forma sistematizada de reconhecer bons resultados e atitudes e realinhar as expectativas quando algo não sai conforme o esperado. É um recurso essencial para inspirar, motivar e desenvolver talentos.


3. Confirme se as pessoas estão compreendendo 

Sempre que delegar uma nova tarefa ou fizer uma solicitação, faça isso da forma mais clara e completa possível, fornecendo detalhes sobre o assunto. Então, certifique-se de que o profissional compreendeu corretamente as instruções. Se sentir necessidade, confirme: “Entendeu o que você precisa fazer? Então me diz: o que você precisa fazer?” 


4. A informação está chegando onde deveria?

Antes de passar mais um feedback para a sua equipe, se faça as seguintes perguntas: pode existir um ruído de comunicação impactando esse resultado? Será que a informação realmente está chegando onde ela é necessária? O que pode ser feito para minimizar este problema? Existem outras pessoas que têm as peças que estão faltando nesse processo?


5. Escutar é demonstrar interesse

É essencial escutar as pessoas do seu time e demonstrar interesse pelos seus sonhos e objetivos – tanto profissionais quanto pessoais. Isso pode ser feito tanto em interações do dia a dia quanto em momentos pensados especificamente para isso, como reuniões de time e individuais.



Guilherme Constancio @oguiconstancio
guilhermeconstancio.com.br
universidadecomunicacao.com.br
youtube.com/@comunicacaoinfluente

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Guilherme Constancio, diretora de Capacitação da Apeti

Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação

Créditos do artigo:
https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/lideranca-e-comunicac-o-1.2057245

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