Liderança é comunicação
30 de abril de 2025
Samilo Lopes

Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança. Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos.

Mas existe uma coisa que pode eliminar esses ingredientes de uma empresa: os ruídos de comunicação. Comunicação não é só transmissão de informação: é um processo de interação entre as pessoas. Comunicar é tornar comum, e é por isso que a escuta é tão importante quanto a fala.


Para as lideranças, isso fica ainda mais evidente: falar com clareza é importante, claro, mas o líder não pode esquecer que ele precisa ser um excelente ouvinte também.


O líder que fala sem segurança não transmite a confiança necessária para quem está ouvindo. E isso impacta diretamente o clima da equipe. Além disso, a falta da comunicação clara e objetiva entre o time e a liderança pode criar ruídos, que pode prejudicar (e muito) o bom relacionamento entre todos.


No entanto, os líderes que se comunicam bem constatam um maior engajamento e um aumento na produtividade da equipe, segundo pesquisas.


O que esses dados revelam é que comunicação e liderança precisam andar sempre juntas. Por isso, listo 5 estratégias práticas para aliar as duas coisas e otimizar a comunicação enquanto líder.


1. Alinhe metas e expectativas 

O primeiro passo para uma comunicação eficaz entre líder e liderado é deixar as expectativas claras desde o primeiro momento. Explique o quê, porquê e como fazer, para que o colaborador saiba quais são os resultados esperados dele e o que configura um bom trabalho e uma entrega bem sucedida. Apresente as metas individuais para que todos compreendam de que forma seu trabalho contribui com os objetivos maiores da organização. Também é importante acompanhar a evolução dessas metas periodicamente, em reuniões individuais e de time, apresentando os resultados atingidos. 


2. Saiba dar e receber feedbacks 

O feedback – tanto positivo, quanto negativo – é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dentro das relações profissionais. Ele é uma forma sistematizada de reconhecer bons resultados e atitudes e realinhar as expectativas quando algo não sai conforme o esperado. É um recurso essencial para inspirar, motivar e desenvolver talentos.


3. Confirme se as pessoas estão compreendendo 

Sempre que delegar uma nova tarefa ou fizer uma solicitação, faça isso da forma mais clara e completa possível, fornecendo detalhes sobre o assunto. Então, certifique-se de que o profissional compreendeu corretamente as instruções. Se sentir necessidade, confirme: “Entendeu o que você precisa fazer? Então me diz: o que você precisa fazer?” 


4. A informação está chegando onde deveria?

Antes de passar mais um feedback para a sua equipe, se faça as seguintes perguntas: pode existir um ruído de comunicação impactando esse resultado? Será que a informação realmente está chegando onde ela é necessária? O que pode ser feito para minimizar este problema? Existem outras pessoas que têm as peças que estão faltando nesse processo?


5. Escutar é demonstrar interesse

É essencial escutar as pessoas do seu time e demonstrar interesse pelos seus sonhos e objetivos – tanto profissionais quanto pessoais. Isso pode ser feito tanto em interações do dia a dia quanto em momentos pensados especificamente para isso, como reuniões de time e individuais.



Guilherme Constancio @oguiconstancio
guilhermeconstancio.com.br
universidadecomunicacao.com.br
youtube.com/@comunicacaoinfluente

Deseja ler mais conteúdos de Guilherme?
Assine gratuitamente a Aptitude News:
https://aptitude.com.br/newsletter/


Guilherme Constancio, diretora de Capacitação da Apeti

Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação

Créditos do artigo:
https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/lideranca-e-comunicac-o-1.2057245

Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Reaproximação entre governo e gigantes da tecnologia impulsiona inovação em IA e reconfigura o cenário do marketing digital.