Davi e Golias: como vencer um gigante
7 de março de 2023

Gente de verdade possui um fragmento essencial para que o marketing faça sentido: a emoção humana. E esta é a grande sacada! As marcas que souberem combinar essa habilidade com as tecnologias de Inteligência Artificial e automação serão capazes de oferecer uma experiência autêntica, eficiente e de alta qualidade em um mercado cada vez mais competitivo

por Flaviana Ribeiro

Teve um período da minha vida profissional que eu praticamente morava num carro. Foi um ano inteiro somando quilômetros e horas de estrada. Nessa época, o Spotify estava nascendo e os primeiros podcasts nem sonhavam em existir, então eu ouvia muito audiobook. O formato era péssimo, as narrações cansativas, mas otimizava meu tempo e rendia ótimos insights.

Em um dia de trânsito parado na rodovia entre Campinas e São Paulo, coloquei um pendrive com um livro novo: Davi e Golias, do Malcolm Gladwell. A narração era sofrível, mas a mensagem era boa. Eu tinha acabado de abrir minha primeira empresa. Ouvir sobre como o menor e mais fraco poderia usar velocidade e criatividade para superar o maior e mais forte, fazia todo sentido naquele momento. Eu precisava fazer da minha aparente fragilidade uma fortaleza.

PUBLICIDADE

Corta para 2023. Não passo mais tanto tempo na estrada, mas mantive o hábito de escutar histórias enquanto dirijo. E o que mais ouvi nos últimos dias foram explicações, opiniões e notícias sobre o ChatGPT. Se você não sabe o que é isso, volte duas casas – é o assunto do momento. Eu estava preocupada e tinha meus motivos. Parte do meu trabalho no marketing é produzir conteúdo e a notícia de que um chatbot podia ser assustadoramente eficiente escrevendo, caiu como uma bomba no mercado.

Primeiro passo foi estudar o inimigo. E aí ficou claro que o inimigo era eu mesma. Chocada com as habilidades de escrita surpreendentes do chat, demorei um pouco para entender que ele não era o Golias, mas a arma que eu precisava para partir para o combate. Volta para o Gladwell. Você conhece a história: Davi não era um baixinho azarão. Era um cara muito inteligente que aproveitou sua melhor habilidade para superar a força e armadura de Golias.

Semana passada, li novamente Davi e Golias. Os livros do Gladwell são repletos de protagonistas reais e acho que é por isso que gosto tanto da leitura. Gente de verdade possui um fragmento essencial para que o marketing faça sentido: a emoção humana. E esta é a grande sacada! As marcas que souberem combinar essa habilidade com as tecnologias de Inteligência Artificial e automação serão capazes de oferecer uma experiência autêntica, eficiente e de alta qualidade em um mercado cada vez mais competitivo.

Acredite, é necessário mais do que um robô para produzir conteúdo. Do outro lado ainda precisamos de um ser humano que tenha estratégia e algumas horas de voo para indicar as coordenadas certas para a máquina. Assim, ser ou não derrotado pelo ChatGPT - ou por qualquer outro profissional mais experiente que você - vai depender de suas habilidades para se adaptar e participar dessa evolução.

Como Davi diante de Golias, determinação, resiliência e conhecimento sobre aquilo que você faz podem ser a chave para vencer um gigante.

Flaviana Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marketing da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).

https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/davi-e-golias-como-vencer-um-gigante-1.1053907

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.