8 motivos para fazer parte de uma associação de empresas
29 de novembro de 2022

Fazer parte de uma associação de empresas pode proporcionar diversas e exclusivas vantagens para o seu empreendimento. Entenda!

Fazer parte de uma associação de empresas pode proporcionar diversas e exclusivas vantagens para o seu empreendimento, proporcionando mais visibilidade e crescimento profissional.

Além dos benefícios que somente um bom networking pode oferecer, participar em debates e palestras relacionados à sua área de atuação é um diferencial importante, principalmente para quem é novo no mercado.

Pensando nisso, separamos seis dos principais motivos que fazem valer a pena fazer parte de uma associação empresarial. Continue conosco e entenda!

8 motivos para fazer parte de uma associação de empresas
Além de ter a oportunidade de participar de treinamentos e ter acesso a consultas sobre questões de gestão, jurídicas e tributárias, participar de uma associação empresarial também possibilita:

1. Descontos exclusivos em produtos e serviços
Um dos principais benefícios de participar de uma associação empresarial são os descontos obtidos em diversos produtos e serviços, como por exemplo, contar com um emissor de NF com um valor bem abaixo do mercado.

Além disso, também facilita o acesso a planos de saúde e odontológico, serviços de contabilidade, publicidade, de proteção ao crédito e muitos outros tipos de serviços.

Como o objetivo da associação é disponibilizar as melhores ferramentas do mercado para que o empreendedor se fortaleça cada vez mais, muitos produtos e serviços oferecidos aos associados são gratuitos ou possuem um valor significantemente reduzido.

2. Networking
Criar e manter bons relacionamentos com empreendedores da mesma área é uma das principais formas de aumentar suas chances de sucesso.

Como você já deve saber, oportunidades únicas de crescimento começam com parcerias e é justamente esse encontro que associações empresariais promovem.

Além do mais, as dicas e trocas de experiências também podem ajudar o empreendedor até mesmo a sobreviver em tempos de crise.

3. Ampla compreensão de mercado
As associações entre empresas colocam o seu negócio em contato tanto com outros profissionais mais experientes como com empresas concorrentes.

A associação também se encarrega de se manter por dentro dos dados mercadológicos, possibilitando que o empreendedor se mantenha bem informado sobre as novidades e tendências da área.

Isso torna o ambiente da associação muito mais fértil para o crescimento do seu negócio, auxiliando até mesmo na tomada de decisão diária da empresa.

4. Auxílio à comunidade
Já sabemos que empresas fortalecidas têm maior poder de movimentar o mercado e, assim, fornecer produtos e serviços de melhor qualidade para o consumidor final.

O reflexo disso é que surgem mais oportunidades de empregos, incentivos culturais e ações sociais, beneficiando a comunidade de forma geral.

5. Representatividade política
Um ponto importante em relação às associações de empresas é que elas possuem um contato mais próximo com o poder público.

Isso possibilita que a visão empresarial tenha voz em discussões que envolvam temáticas como transporte, turismo, meio ambiente, comércio e muitas outras pastas governamentais.

Isso sem mencionar a oportunidade de reunir sugestões e reclamações da área, garantindo que os empresários sejam ouvidos com atenção.

6. Competitividade
Já mencionamos que as associações empresariais podem aproximar a sua empresa de outras relacionadas ao seu ramo. Assim, a consequência indireta desse contato é aumentar a competitividade do seu negócio.

Isso se dá porque ao se juntar aos outros empresários para adquirir produtos ou serviços, você economiza no custo por unidade e aumenta o seu poder de barganha com o concorrente.

7. Capacitação de funcionários
Tanto você quanto seus funcionários têm acesso a cursos, treinamentos, workshops, palestras e oficinas que têm como principal objetivo capacitar e otimizar a execução das tarefas rotineiras do seu empreendimento.

Por meio dessas formas de adquirir novos conhecimentos, é possível potencializar a gestão de negócios e garantir que seus funcionários estejam alinhados com os propósitos da sua empresa.

8. Economia por escala
A economia de escala acontece quando determinada empresa aumenta a fabricação de produtos e, assim, reduz o custo médio do produto.

Geralmente, para gerar o aumento dos lucros, é preciso que o aumento de custos seja menor do que o da produção, motivo pelo qual o custo médio é reduzido.

Em uma associação de empresas, existe um incentivo para que compras e consumo coletivos sejam efetuados, justamente para reduzir os custos enquanto aumenta a competitividade dos associados.

Sem competitividade não há crescimento, mas dessa forma, é possível que o grupo cresça de forma conjunta enquanto usufrui dos mesmos benefícios e oportunidades.


Torne-se um associado da Apeti
A Apeti trabalha há quase 20 anos para unir a tecnologia da informação com a evolução social e, com isso, busca tornar São José do Rio Preto/SP um importante polo tecnológico do interior de São Paulo.

Por isso, nos tornamos uma associação de empresas (APL), focados em colaborar de forma efetiva com o crescimento do setor de negócios e com o desenvolvimento econômico da região

Assim, seguimos à risca aquela velha premissa de que “quanto mais, melhor”. Por isso, queremos te convidar a conhecer mais sobre a nossa história e conferir os diversos benefícios exclusivos para associados da Apeti.

Venha fazer parte dessa jornada repleta de desafios e conquistas em prol de um mundo melhor!

##associaçãodeempresas #tecnologia #empreendedorismo #transformaçãodigital

Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.
Por Gerson Pedrinho 19 de agosto de 2025
Nos dias 6 e 7 de agosto, São José do Rio Preto respirou tecnologia e inovação. A quarta edição do Rio Preto Tech Summit, promovida pela APETI – Associação de Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação, mostrou por que já é considerado o maior encontro do setor no interior paulista.
Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.