Melhoria (pessoal) contínua
29 de maio de 2024

Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia, mas asseguro: participe das associações de seu setor, do seu bairro, das beneficentes, se relacione com as mais diversas pessoas; só vai te tornar melhor, mais preparado e útil para a sociedade.

O ano era 2000, vários empresários de tecnologia da informação reunidos com o sonho de construir sua sede própria e o momento foi ímpar: como tantos empresários do mesmo setor não se conheciam e nem sabiam da existência uns dos outros? Concorrendo em setores próximos ou tendo apenas em comum a atuação no setor de "informática" ou "computação" (o termo "tecnologia da informação" ainda não existia), a sinergia não foi tão imediata. Afinal, até onde é bom conviver com quem pode ser meu concorrente, saber dos meus segredos e contratar meus talentos?

Aos poucos a névoa foi se dissipando. Nem todos permaneceram, mas a maioria percebeu o benefício que esse networking poderia gerar para si, suas empresas e o ecossistema de tecnologia. Como consequência, surgiu a ideia de criarmos a associação que agrega as empresas do setor, a APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da informação). Brincamos, em nossos encontros, que estavam reunidos os "jurássicos" da tecnologia da informação de Rio Preto e região. A maioria das empresas presentes nesses momentos iniciais ainda continuam associadas.

Foram vários presidentes, alguns deles contribuindo com o seu tempo durante duas gestões, deixaram seus negócios, suas famílias e seus compromissos sociais para um bem maior, o desenvolvimento e a representatividade do setor.

Todos são muito importantes e os que não cito aqui peço a compreensão, mas o primeiro, o precursor, diria até o mais importante, foi Gilberto Peres Mariano. Um incansável negociador, político, sujeito impossível de "tirar do prumo". Meu agradecimento pessoal a ele por tudo!

Dentre os primeiros diretores, estava meu sócio, Cláudio Azevedo. Quantas vezes questionamos o quanto valia a pena tanta dedicação, se tinha algum tipo de retorno, de qualquer espécie.

O tempo passou, os presidentes atuaram, cada um no seu estilo, até que o Marcelo Lorencin foi convidado para assumir a presidência na gestão 2020/2021. Não sei ao certo porque ele me convidou para ser seu vice-presidente, temos estilos totalmente diferentes pessoais, de gestão e de relacionamento. Fiquei meio assustado, sou eminentemente técnico, matemático, processual, não tinha nenhuma experiência em relacionamento pessoal, e, confesso, estava bem confortável com meus computadores e códigos.

Ele me dizia: “Seja vice-presidente, ganhe experiência, e quem sabe você poderá assumir a presidência nas próximas gestões.”

Aceitei, já pensando numa forma de escapar no momento certo.

As coisas não correram muito como planejei. Fomos nos envolvendo, conseguindo coisas importantes para o setor e para a cidade, com a realização de eventos memoráveis e apoio aos empresários no momento que mais estavam "sem norte", com a pandemia.

No final acabei atendendo o chamamento e hoje estou como presidente da APETI, juntamente com meu vice-presidente João Paulo Rodrigues e uma diretoria que dedica seu precioso tempo a um bem e uma causa maior. Então, posso garantir que a grande melhoria contínua que falo no título desse artigo é a minha "melhoria pessoal contínua". Melhoria proporcionada pela convivência com pessoas espetaculares (há quem fale que temos que conviver com pessoas melhores que nós, acho que encontrei muitas na APETI).

Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia, mas asseguro: participe das associações de seu setor, do seu bairro, das beneficentes, se relacione com as mais diversas pessoas (se for do setor de tecnologia da informação, participe da APETI, serão muito bem-vindos). Só vai te tornar melhor, mais preparado e útil para a sociedade, melhorando o futuro do mundo.

Gerson Pedrinho, Presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da informação)


Créditos: https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/melhoria-pessoal-continua-1.1950362

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.