O mundo conectado do século 21
14 de novembro de 2023

O ecossistema IOT vai muito além de uma rede de dispositivos interconectados; ele se revela um terreno fértil para inovação contínua e criação de valor, onde o verdadeiro potencial reside na capacidade de transformar dados brutos em ações estratégicas e decisões inteligentes.

por, Rafael Derrico

A Internet das Coisas, ou Internet of Things - IoT, em inglês, evoluiu significativamente nos últimos anos e já se destaca como um conceito tecnológico capaz de provocar mudanças em diversos setores da sociedade, através de modelos de negócios inovadores e da análise de dados anteriormente subutilizados. 

Desde o acionamento de dispositivos domésticos até o controle de pragas e ervas daninhas na agricultura de precisão com drones e robôs, tornando as cidades mais inteligentes e sustentáveis através da interconexão de carros autônomos, até a otimização da cadeia de suprimentos, logística e a produção industrial, a IoT tem se tornado parte integrante de nossa realidade digital e caminha para ser onipresente e pervasiva.

A IoT evoluiu desde equipamentos conectados, passando por produtos inteligentes, até chegar ao ecossistema IoT. Um produto conectado é um dispositivo que pode ser acessado remotamente, já um produto inteligente vai além, tomando decisões e aprendendo com o uso, por fim chegando a um ecossistema IoT, que é uma rede interconectada de dispositivos, sensores, servidores, software e plataformas que trabalham em conjunto para coletar, transmitir, processar e analisar dados em tempo real. Esses sistemas permitem a comunicação e interação entre dispositivos, possibilitando a automação, monitoramento e controle de processos em diversas áreas.

No entanto, como exatamente um ecossistema de IoT gera valor? O valor incremental de um produto de IoT é gerado pela transformação de dados em informações úteis e passa pelo trio de geração de valor: o modelo, os aplicativos e a análise de dados. Os modelos, que incorporam funcionalidades como a capacidade de simulação, são desenvolvidos a partir da análise dos dados. Os aplicativos geram valor ao executar o modelo, e a análise de dados enriquece o processo ao interrogar o modelo em busca de insights valiosos.

O ecossistema IOT vai muito além de uma rede de dispositivos interconectados; ele se revela um terreno fértil para inovação contínua e criação de valor, onde o verdadeiro potencial reside na capacidade de transformar dados brutos em ações estratégicas e decisões inteligentes. Como exemplo, um relatório da McKinsey, de novembro de 2021, intitulado 'The Internet of Things: Catching up to an accelerating opportunity' (A Internet das Coisas: Aproveitando uma oportunidade acelerada, em tradução livre), estimou que a IoT possui um vasto e crescente potencial econômico. Até 2030, essa tecnologia poderá desbloquear um valor global estimado entre US$ 5,5 trilhões e US$ 12,6 trilhões, englobando o valor obtido por consumidores e clientes de produtos e serviços IoT.

À medida que avançamos para um futuro ainda mais conectado, a IoT promete ser o alicerce para uma sociedade mais eficiente, sustentável e responsiva às necessidades humanas e empresariais, pavimentando o caminho para uma integração tecnológica que antes só poderíamos imaginar.

*Diretor Comercial da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).



https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/o-mundo-conectado-do-seculo-21-1.1914798


Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.