Procrastinação profissional, um obstáculo silencioso para o sucesso empresarial
19 de setembro de 2023

A procrastinação pode, de fato, ser um círculo vicioso que prejudica a autoestima e o crescimento profissional. Em uma equipe, isso afeta não apenas o indivíduo, mas toda a equipe.

por Meire Tranjan*

De acordo com Vitor Friary, “a procrastinação pode ocorrer em muitas áreas diferentes da vida, envolvendo tarefas ou metas que temos no trabalho, em casa, estudo, finanças, social, família, relacionamento e tomadas de decisões”.

A procrastinação é, muitas vezes, vista como um problema individual, caracterizada por adiar deliberadamente tarefas que deveriam ser feitas de imediato. No contexto profissional, ela assume uma forma ainda mais prejudicial, afetando não apenas o indivíduo, mas também equipes e a organização como um todo. 

Estudos recentes indicam que um número significativo de profissionais admite procrastinar regularmente, evidenciando a necessidade de abordar essa questão no ambiente empresarial.

Falar sobre procrastinação no ambiente de trabalho é vital para a saúde e o sucesso das empresas modernas. A eficiência e a produtividade são essenciais para a competitividade no mercado atual, tornando essencial a discussão e a implementação de estratégias para suavizar o impacto da procrastinação. Além disso, criar um ambiente de trabalho onde a procrastinação é desencorajada pode levar a uma moral mais elevada e a um melhor desempenho global.

Indivíduos que procrastinam, como observado por Nil Salzgeber, podem encontrar-se presos em um ciclo de estresse e ansiedade, com a qualidade do trabalho consequentemente comprometida. A procrastinação pode, de fato, ser um círculo vicioso que prejudica a autoestima e o crescimento profissional.




Em uma equipe, a procrastinação não afeta apenas o indivíduo, mas reverbera por toda a equipe. Pode levar a atrasos significativos nos projetos, colocando pressão adicional sobre os outros membros da equipe que podem ter que assumir uma carga de trabalho maior para compensar. Isso pode criar um ambiente de trabalho tenso e desfavorável, onde a moral da equipe é continuamente comprometida.

Ao nível da organização, a procrastinação pode ser devastadora. As empresas que não abordam esse problema podem sofrer prejuízos financeiros significativos, além de potenciais danos à reputação e posição no mercado. A competitividade é vital, e as empresas que não conseguem manter um ritmo constante podem se encontrar ficando para trás.

Algumas soluções e estratégias para auxiliar são: desenvolvimento de habilidades de gerenciamento de tempo, cultura organizacional e liderança e gestão. A procrastinação no ambiente de trabalho é um obstáculo sério para o sucesso empresarial.

Através da implementação de estratégias eficazes e do fomento de uma cultura que desencoraja a procrastinação, as empresas podem proteger sua reputação, manter a competitividade e promover um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso.

*Diretora de Benefícios da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).

https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/procrastinac-o-profissional-1.1899365

#Procrastinação profissional

Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.
Por Gerson Pedrinho 19 de agosto de 2025
Nos dias 6 e 7 de agosto, São José do Rio Preto respirou tecnologia e inovação. A quarta edição do Rio Preto Tech Summit, promovida pela APETI – Associação de Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação, mostrou por que já é considerado o maior encontro do setor no interior paulista.
Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.
Por Apeti CPL 17 de junho de 2025
Curso gratuito de tecnologia abre inscrições para jovens de escolas públicas de Rio Preto; veja como participar
Por João Paulo Rodrigues 4 de junho de 2025
Vivemos em uma era que nos pressiona a buscar o novo a todo instante. A inovação virou mantra, e a velocidade, critério quase absoluto de sucesso. Mas entre apelos por reinvenção constante e promessas de soluções mágicas para problemas complexos, sigo acreditando em um princípio simples: tudo que tem valor resiste ao tempo.