Virtualização de desktop: entenda o que é e como funciona
18 de abril de 2023

Confira o que é e como funciona a virtualização de desktop. Este serviço traz vários benefícios às empresas em vários setores. Aprenda sobre o assunto!

Atualmente, vários programas já atuam de forma virtual em um computador, na famosa Iaas (Infraestrutura Como Serviço). Ou seja, você não precisa instalar o software, mas sim entrar no site ou servidor para usá-lo. Essa também é uma maneira de fazer a virtualização de desktop.

Imagine todo o sistema operacional de um computador sendo acessado virtualmente! Em um mundo onde os serviços estão online, assim como o armazenamento nas nuvens, não é difícil pensar neste cenário, não é mesmo?

Continue conosco neste post para você entender melhor como funciona e o que é virtualização de desktop. Além disso, veja como isso pode ser útil para a sua empresa!

O que é virtualização de desktop?
As tendências de digitalização e integração entre os setores de uma empresa fizeram a virtualização de desktops entrar na reunião de pauta dentre seus diretores. Esta tecnologia permite a criação de desktops virtuais em um único servidor, assim vários usuários podem acessar seus computadores de qualquer lugar. Mas para isso precisa estar conectado à internet.

A pandemia acelerou muito o processo de digitalização das empresas e reconfigurou todo o trabalho da TI. De acordo com um estudo da International Data Corporation, 62% das empresas brasileiras empregam um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável. Isso envolve passar por esta virtualização de desktop.

A tecnologia consiste em separar o sistema operacional e suas aplicações do computador. Dessa maneira, todos os componentes são virtuais, criando um ambiente mais eficiente, econômico e seguro para as empresas. Aliás, a virtualização é amplamente utilizada em ambientes empresariais e de TI, onde muitos usuários precisam acessar recursos e aplicativos compartilhados de forma segura e confiável.

O termo ficou conhecido como DaaS (Desktop as a Service), quando um provedor externo ou mesmo a empresa entrega o Desktop sob demanda para os usuários.

Os servidores sempre são equipamentos mais avançados que um computador comum. Então, um desktop virtualizado pode acessar os dados da rede a velocidades altas, além de ter a base de aplicativos principais executados em alta performance. Isso entrega uma maior eficiência para o trabalho.

Como funciona a virtualização de desktops?


Se pareceu um pouco confuso até agora, vamos ver na prática como funciona essa virtualização de desktops? Assim, vendo a sua aplicação no mundo real fica mais fácil de entender e analisar como esta tecnologia pode ajudar muitas empresas.
Imagine uma empresa com centenas ou milhares de funcionários, tendo de comprar um computador físico para cada um. Isso não precisa acontecer com a virtualização de desktops, já que a empresa pode configurar um servidor que hospeda vários “computadores virtuais”. Cada um terá suas configurações e programas instalados.

Dessa maneira, os funcionários acessam a estes desktops virtuais a partir de seus próprios dispositivos, como notebooks, tablets ou até mesmo smartphones. Assim, cada um trabalha como se fosse um computador físico independente, mas todos reunidos no mesmo servidor.

Essa tecnologia oferece vantagens para a empresa, mas também para os funcionários, podendo trabalhar de forma remota. Além disso, os colaboradores ganham agilidade e praticidade no serviço.

Quais os benefícios para a empresa?
Em resumo, a virtualização de desktop é uma grande aliada para as empresas, ajudando a economizar dinheiro, melhorar a segurança e eficiência. Outro ponto fundamental é o de oferecer mais flexibilidade aos funcionários e melhorar a experiência do usuário. Confira os principais benefícios ao adotar este conceito:

- melhor gerenciamento;
- maior segurança de dados;
- mais flexibilidade;
- aprimorar o desempenho;
- facilidade na manutenção;
- redução de custos.

Virtualização de desktops: busque por empresas sérias
A virtualização de desktops é uma realidade para muitas empresas e se você busca fazer isso para a sua, encontre uma parceria de qualidade e séria.

Se você quiser saber mais sobre estes serviços virtuais, fica o convite para ler este texto que fala do SaaS, o Software Como Serviço.

##VirtualizaçaodeDesktop

Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.
Por Gerson Pedrinho 19 de agosto de 2025
Nos dias 6 e 7 de agosto, São José do Rio Preto respirou tecnologia e inovação. A quarta edição do Rio Preto Tech Summit, promovida pela APETI – Associação de Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação, mostrou por que já é considerado o maior encontro do setor no interior paulista.
Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.
Por Apeti CPL 17 de junho de 2025
Curso gratuito de tecnologia abre inscrições para jovens de escolas públicas de Rio Preto; veja como participar
Por João Paulo Rodrigues 4 de junho de 2025
Vivemos em uma era que nos pressiona a buscar o novo a todo instante. A inovação virou mantra, e a velocidade, critério quase absoluto de sucesso. Mas entre apelos por reinvenção constante e promessas de soluções mágicas para problemas complexos, sigo acreditando em um princípio simples: tudo que tem valor resiste ao tempo.