A Tecnologia e seu Propósito
8 de fevereiro de 2022

É inegável que, ao longo dos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) tem impactado consideravelmente os negócios de todo o mundo. Com o avanço da revolução digital, a tecnologia se torna cada vez mais estratégica, afinal, temos visto ela transformar e mudar os negócios, fato que tem deixado os CEOs bastante atentos aos temas de Inovação e Tecnologia.

É inegável que, ao longo dos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) tem impactado consideravelmente os negócios de todo o mundo. Com o avanço da revolução digital, a tecnologia se torna cada vez mais estratégica, afinal, temos visto ela transformar e mudar os negócios, fato que tem deixado os CEOs bastante atentos aos temas de Inovação e Tecnologia.
Nestes últimos 2 anos pandêmicos, este processo foi acelerado de maneira exponencial, afinal a eficiência e gestão foram cruciais na sobrevivência das organizações, bem como a incorporação de negócios digitais, visto que o cibridismo, maneira de vivermos no mundo físico e virtual, ao mesmo tempo deixou de ser ficção.
Desta maneira, vemos que a Tecnologia da Informação está intimamente ligada à performance e ao sucesso das organizações. No entanto, é fundamental lembrar que a tecnologia é meio e não fim, por isto ela deve estar intimamente alinhada com o negócio e nunca de maneira apartada, para que de fato as transformações digitais aconteçam.
Infelizmente, é muito comum ver nas organizações a tecnologia desconectada buscando um protagonismo de inovação solitário o que é um grande erro estratégico, e que inevitavelmente trará insucesso nas transformações digitais. Nesse cenário, é fundamental que a TI faça seu movimento de trazer o mindset e entendimento do negócio para suas atividades, de forma a que possa de fato contribuir nos aspectos operacionais, táticos, estratégicos e até mesmo disruptivos. Afinal, a tecnologia por si só não basta, ela deve servir a algo e assim potencializar as necessidades do mercado e da sociedade.
Vamos relembrar que a Netflix não acabou com as locadoras, apenas é uma locadora “diferente”, trazendo maior comodidade. A Uber não rompeu com os taxistas, mas sim com o serviço insatisfatório e tarifas. Estes e outros exemplos de sucesso como da Nubank e do AirBnB, mostram que a tecnologia potencializa o atendimento às demandas do mercado e os novos hábitos de consumo.
Hoje nas organizações muito se fala da importância de tecnologias para alavancar negócios e trazer mais valor ao mercado e seus clientes. Em todo lugar se fala de business intelligence, analytics, inteligência artificial, realidade aumentada, 5G, blockchain entre outras tantas tecnologias que permitem a transformação dos negócios, mas que isoladamente, “per se”, não tem valor.
A aproximação da TI ao negócio é um grande desafio, vemos alguns importantes movimentos acontecendo, entretanto é fundamental a aceleração e expansão destes movimentos para o desenvolvimento desta competência nos profissionais de business e de tecnologia, afinal estes profissionais fazem parte de uma única execução.
Este assunto deve ser pauta dos líderes, das organizações, instituições de ensino e do mercado de trabalho para assim garantir a preservação de muitos negócios, afinal, estamos no meio de uma grande revolução, e tal como foram as outras revoluções econômicas, a exemplo da agrícola e industrial, novos negócios surgirão e outros desaparecerão, com uma grande troca de poder econômico na sociedade. Por isto, a união de competências dentro das organizações é fundamental para a sustentação das empresas na era digital, afinal, os grandes novos negócios digitais de sucesso, tiveram foco em uma única coisa: uma dor de mercado.
por Marcelo Lorencin - Diretor Presidente da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.