Alunos do Projeto Alicerce fecham ciclo de aprendizado e crescimento em 2023
 9 de janeiro de 2024
Veja a retrospectiva de 2023 do Projeto Alicerce, da APETI, que ajuda a transformar os profissionais do futuro por meio da educação.
A virada de ano é o melhor momento para fazermos uma retrospectiva de tudo que realizamos e conquistamos ao longo do ano. Além disso, é a oportunidade ideal de construir um planejamento de tudo que ainda queremos para o futuro.
 
 Por isso, reunimos neste texto tudo sobre uma das maiores conquistas da APETI em 2023: a formação dos alunos do Projeto Alicerce, iniciativa que encerrou seu primeiro ciclo, promovendo aprendizado, desenvolvimento e investimento no futuro dos nossos jovens e da nossa sociedade.
 
 Continue a leitura e fique por dentro de tudo o que rolou nesses últimos seis meses de aulas e ações com os estudantes do Projeto APETI Alicerce.
 
 Sobre o Projeto Alicerce
 
 O Projeto Alicerce é uma iniciativa da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) e tem como missão capacitar jovens de São José do Rio Preto (SP) e região para o mercado de trabalho da tecnologia da informação.
 
 Por meio desse projeto de formação profissional, os alunos adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades necessárias para conquistar oportunidades e iniciar uma carreira nesse setor, que conta com uma demanda cada vez maior por profissionais qualificados.
 
 Além dos conhecimentos e das habilidades técnicas necessários para desempenharem suas atividades no futuro, os alunos do Projeto Alicerce também são instruídos e educados para se tornarem profissionais completos e em conexão com o que o mercado precisa.
 
 Pilares do projeto
 
 Para conquistar esses objetivos e realmente preparar esses jovens para o futuro da tecnologia da informação de forma integral, o Projeto Alicerce se baseia em três pilares principais:
 
 1 - Fortalecimento da base educacional: além de todos os conceitos técnicos relacionados ao mercado de TI, os alunos recebem reforço em outros tópicos fundamentais do conhecimento, como escrita, leitura, matemática e inglês.
 
 2 - Habilidades socioemocionais: preparar os alunos de forma completa também significa trabalhar o desenvolvimento de competências emocionais e sociais necessárias para o crescimento pessoal, interpessoal e social.
 
 3 - Descoberta: estimular a curiosidade e a vontade de estar constantemente adquirindo novas habilidades e conhecimentos promove a expansão do repertório cultural dos estudantes.
 
 Por meio desses pilares, os alunos se desenvolvem como pessoas, estudantes, cidadãos e futuros profissionais de TI.
 
 2023: ciclo de aprendizado e crescimento encerrado
 
 Com o fim de 2023, encerramos também o ciclo de aprendizado e crescimento da primeira turma do Projeto APETI Alicerce. Foram meses de muito conhecimento adquirido e muitas ações implementadas com empresas parceiras, de modo que nossos estudantes se conectassem com o mundo de TI.
 
 Dos 20 jovens que iniciaram o curso, 18 se formaram, o que demonstra grande interesse e engajamento dos alunos.
 
 “Os 18 que se formaram são vencedores, pois contornaram muitas adversidades para buscar conhecimentos e oportunidades de um futuro melhor”, destaca Yonei Scotelari, diretora social da associação.
 
 Ao longo desses seis meses da primeira edição do projeto, contabilizamos:
 
 - mais de 180 horas de aulas dadas;
 
 - mais de 50 horas de palestras e atividades extras;
 
 - 85% de frequência e participação dos alunos;
 
 - estimativa de recuperação de dez bimestres, em média, nas matérias-base.
 
 Assim, foi possível observar grande desenvolvimento e evolução dos alunos em todas as disciplinas, incluindo as de reforço educacional, e isso se reflete na satisfação de quem participou do projeto. Por meio de uma pesquisa de satisfação realizada com os jovens participantes, tivemos um índice de NPS de 84%, mostrando alta taxa de aprovação dos estudantes para com a iniciativa da APETI.
 
 E nada melhor para comprovar todas essas informações do que ouvindo o que os nossos próprios alunos têm a dizer, não é mesmo? Então, confira alguns depoimentos coletados após o fim das aulas:
 
 “No Projeto Alicerce, eu aprendi várias coisas muito importantes. Sem palavras para descrever! Só tenho a agradecer pela oportunidade.” — Stefeny Ferreira Alves
 
 “Muito bom, aprendo bastante coisa! Gratidão por ter essa oportunidade e a todas as pessoas que tornam isso possível.” — João Vitor Schwamm Alves
 
 “Agradeço aos professores pelas aulas. Vocês são perfeitos!” — Clara Marques Matos
 
 Esse foi um pequeno resumo do que foi o ano de 2023 no Projeto Alicerce. Foram muitas vitórias, aprendizados e inícios de trajetórias profissionais que vão fortalecer e revolucionar o mercado de TI nos próximos anos. Esperamos ainda mais para o ano que vem, e você pode contribuir com isso! Veja mais a seguir.
 
 Fique por dentro!
 
 Como você viu ao longo do texto, o Projeto Alicerce é uma iniciativa da APETI, e ela só é possível graças à parceria e ao apoio de padrinhos. Nossos padrinhos são empresários que, de diversas maneiras, conectam-se a causas sociais e empreendem na busca da inclusão digital e na diminuição das desigualdades.
 
 Eles deram sustentação financeira ao projeto, além de possibilitarem a aproximação dos jovens com o universo corporativo por meio de trocas de experiências profissionais e visitas nas empresas.
 
 Quer se tornar um deles ou conhecer mais sobre o nosso projeto? A edição de 2024 já está sendo estruturada! Então, acesse o site da APETI ou entre em contato pelo canal direto clicando aqui.
 

A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
 

A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.
 













