Alunos do Projeto Alicerce fecham ciclo de aprendizado e crescimento em 2023
9 de janeiro de 2024

Veja a retrospectiva de 2023 do Projeto Alicerce, da APETI, que ajuda a transformar os profissionais do futuro por meio da educação.

A virada de ano é o melhor momento para fazermos uma retrospectiva de tudo que realizamos e conquistamos ao longo do ano. Além disso, é a oportunidade ideal de construir um planejamento de tudo que ainda queremos para o futuro.

Por isso, reunimos neste texto tudo sobre uma das maiores conquistas da APETI em 2023: a formação dos alunos do Projeto Alicerce, iniciativa que encerrou seu primeiro ciclo, promovendo aprendizado, desenvolvimento e investimento no futuro dos nossos jovens e da nossa sociedade.

Continue a leitura e fique por dentro de tudo o que rolou nesses últimos seis meses de aulas e ações com os estudantes do Projeto APETI Alicerce.

Sobre o Projeto Alicerce
O Projeto Alicerce é uma iniciativa da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) e tem como missão capacitar jovens de São José do Rio Preto (SP) e região para o mercado de trabalho da tecnologia da informação.

Por meio desse projeto de formação profissional, os alunos adquirem conhecimentos e desenvolvem habilidades necessárias para conquistar oportunidades e iniciar uma carreira nesse setor, que conta com uma demanda cada vez maior por profissionais qualificados.

Além dos conhecimentos e das habilidades técnicas necessários para desempenharem suas atividades no futuro, os alunos do Projeto Alicerce também são instruídos e educados para se tornarem profissionais completos e em conexão com o que o mercado precisa.

Pilares do projeto

Para conquistar esses objetivos e realmente preparar esses jovens para o futuro da tecnologia da informação de forma integral, o Projeto Alicerce se baseia em três pilares principais:

1 - Fortalecimento da base educacional: além de todos os conceitos técnicos relacionados ao mercado de TI, os alunos recebem reforço em outros tópicos fundamentais do conhecimento, como escrita, leitura, matemática e inglês.

2 - Habilidades socioemocionais: preparar os alunos de forma completa também significa trabalhar o desenvolvimento de competências emocionais e sociais necessárias para o crescimento pessoal, interpessoal e social.

3 - Descoberta: estimular a curiosidade e a vontade de estar constantemente adquirindo novas habilidades e conhecimentos promove a expansão do repertório cultural dos estudantes.

Por meio desses pilares, os alunos se desenvolvem como pessoas, estudantes, cidadãos e futuros profissionais de TI.

2023: ciclo de aprendizado e crescimento encerrado

Com o fim de 2023, encerramos também o ciclo de aprendizado e crescimento da primeira turma do Projeto APETI Alicerce. Foram meses de muito conhecimento adquirido e muitas ações implementadas com empresas parceiras, de modo que nossos estudantes se conectassem com o mundo de TI.

Dos 20 jovens que iniciaram o curso, 18 se formaram, o que demonstra grande interesse e engajamento dos alunos.

“Os 18 que se formaram são vencedores, pois contornaram muitas adversidades para buscar conhecimentos e oportunidades de um futuro melhor”, destaca Yonei Scotelari, diretora social da associação.

Ao longo desses seis meses da primeira edição do projeto, contabilizamos:

- mais de 180 horas de aulas dadas;

- mais de 50 horas de palestras e atividades extras;

- 85% de frequência e participação dos alunos;

- estimativa de recuperação de dez bimestres, em média, nas matérias-base.

Assim, foi possível observar grande desenvolvimento e evolução dos alunos em todas as disciplinas, incluindo as de reforço educacional, e isso se reflete na satisfação de quem participou do projeto. Por meio de uma pesquisa de satisfação realizada com os jovens participantes, tivemos um índice de NPS de 84%, mostrando alta taxa de aprovação dos estudantes para com a iniciativa da APETI.

E nada melhor para comprovar todas essas informações do que ouvindo o que os nossos próprios alunos têm a dizer, não é mesmo? Então, confira alguns depoimentos coletados após o fim das aulas:

“No Projeto Alicerce, eu aprendi várias coisas muito importantes. Sem palavras para descrever! Só tenho a agradecer pela oportunidade.” — Stefeny Ferreira Alves

“Muito bom, aprendo bastante coisa! Gratidão por ter essa oportunidade e a todas as pessoas que tornam isso possível.” — João Vitor Schwamm Alves

“Agradeço aos professores pelas aulas. Vocês são perfeitos!” — Clara Marques Matos

Esse foi um pequeno resumo do que foi o ano de 2023 no Projeto Alicerce. Foram muitas vitórias, aprendizados e inícios de trajetórias profissionais que vão fortalecer e revolucionar o mercado de TI nos próximos anos. Esperamos ainda mais para o ano que vem, e você pode contribuir com isso! Veja mais a seguir.

Fique por dentro!
Como você viu ao longo do texto, o Projeto Alicerce é uma iniciativa da APETI, e ela só é possível graças à parceria e ao apoio de padrinhos. Nossos padrinhos são empresários que, de diversas maneiras, conectam-se a causas sociais e empreendem na busca da inclusão digital e na diminuição das desigualdades.

Eles deram sustentação financeira ao projeto, além de possibilitarem a aproximação dos jovens com o universo corporativo por meio de trocas de experiências profissionais e visitas nas empresas.

Quer se tornar um deles ou conhecer mais sobre o nosso projeto? A edição de 2024 já está sendo estruturada! Então, acesse o site da APETI ou entre em contato pelo canal direto clicando aqui.

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.