Empresa tecnológica
20 de setembro de 2022

A nova economia tem sido moldada pelas transformações da sociedade e dos negócios, impulsionada pela tecnologia, embora exista uma discussão filosófica se a humanidade impulsiona essa ciência ou vice-versa

por, Marcelo Lorencin.

O conceito de EBT (Empresa de Base Tecnológica) já faz parte do mundo empresarial há um certo tempo. São diversas as definições científicas, todas elas de uma forma central, trazendo a tecnologia como cerne dos negócios.

Segundo Valerio Netto (2006), trata-se de empresas que adotam novas tecnologias no seu processo produtivo, incluindo tanto empresas produtoras de bens, quanto de serviços com alto conteúdo de conhecimento. Outra literatura fala em “empresas que realizam esforços tecnológicos significativos e concentram suas operações no desenvolvimento de novos produtos” (PINHO; CORTES; FERNANDES; 2002).

Já o Sebrae e a Anprotec se referem a EBT como “empreendimento cuja fundamentação da atividade produtiva é baseada na aplicação sistêmica de conhecimentos científicos e tecnológicos em novos produtos e processos...”.

Estes conceitos são, na verdade, uma evolução de conceitos anteriores, frutos da revolução industrial, que eram indústrias tradicionais, modernas e de tecnologia de ponta. Porém, ouso afirmar que a revolução 4.0 que estamos vivenciando não mais separará as categorias de empresas. Afinal, todas elas servirão de alguma forma como base tecnológica, e a sobrevivência e longevidade das organizações será garantida pela própria evolução da tecnologia.

Também vale destacar que a nova economia tem sido moldada pelas transformações da sociedade e dos negócios, impulsionada pela tecnologia, embora exista uma discussão filosófica se a humanidade impulsiona essa ciência ou vice-versa.

Mas, deixemos essa discussão para outro artigo. O importante é participar de forma ativa e protagonista desta revolução e, assim, fazer parte da nova economia, pois a antiga, tal como a conhecemos, fará parte dos livros de história. Por isto, é fundamental que todo profissional, empresa, cidade, estado e país esteja integrado em um ecossistema que traga relevância para o futuro. Aliás, não é por menos que a tecnologia é hoje uma das grandes preocupações de todos os CEOs do mundo.

Em suma, o universo on-line quebrou barreiras, bem como trouxe o empoderamento do consumidor, que passou a querer uma experiência de consumo individualizada, de acordo com suas preferências, sem barreira de tempo e espaço, tal como é o mundo que estamos inseridos.

A ciência de dados e a inteligência artificial, entre outras tecnologias, potencializarão o racional humano exponencialmente, abrindo fronteiras tanto para o que no passado recente era tema de ficção cientifica, como para evolução permanente de produtos e serviços que consumimos para a nossa existência atual e futura.

É isso que permitirá à humanidade continuar evoluindo, gerar riqueza e existir. Inclusive, a Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação), completou este mês, 19 anos de atuação. Com o espírito de ecossistema integrado, por meio do elo regional, com o Parque Tecnológico de Rio Preto, trabalha com a Acirp, o Ciesp, o Sebrae, as Instituições de Ensino e o Governo Municipal e Estadual, levando São José do Rio Preto rumo a essa nova economia.

Marcelo Lorencin, Diretor Presidente da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).



https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/empresa-tecnologica-1.1005315

Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.
Por Apeti CPL 17 de junho de 2025
Curso gratuito de tecnologia abre inscrições para jovens de escolas públicas de Rio Preto; veja como participar
Por João Paulo Rodrigues 4 de junho de 2025
Vivemos em uma era que nos pressiona a buscar o novo a todo instante. A inovação virou mantra, e a velocidade, critério quase absoluto de sucesso. Mas entre apelos por reinvenção constante e promessas de soluções mágicas para problemas complexos, sigo acreditando em um princípio simples: tudo que tem valor resiste ao tempo.
Por Samilo Lopes 30 de abril de 2025
Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança. Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos.
Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.