O que é UX Design e como começar a trabalhar na área?
13 de setembro de 2022

Você sabe o que é UX Design? Siga conosco neste post que vamos explicar o que é, como ele trabalha e os benefícios dele dentro do universo digital. Confira!

Se tem algo que é muito valorizado dentro do mundo digital é a experiência do usuário em sua jornada. Seja dentro de um site, lendo um blog post, em um aplicativo ou comprando algo, quanto melhor for, maior será a aprovação. Mas já ouviu dizer que isso tem a ver com design? Você sabe o que é UX Design?

Esta profissão vai além apenas do design, de criar artes maravilhosas para o site ou a rede social. O UX Design acaba unindo a beleza e a praticidade, fazendo o usuário realizar as ações esperadas pelo site de forma natural, sem obstáculos. Pareceu confuso? Fique tranquilo!

Siga conosco neste post que vamos explicar o UX, o que é, como ele trabalha e os benefícios dele dentro do universo digital! Uma ótima leitura!

O que é UX Design?
Se você é como muitos que não conhecem este termo, já ficaria intrigado já no que significa o UX. Então, para entender o que é UX Design vamos começar pelo básico! As iniciais vêm do inglês User Experience, que em português quer dizer a experiência do usuário.

Então, esse termo significa o Design de Experiência do Usuário. Legal! Mas o que isso quer dizer na prática? Bom, a função deste trabalho é interligar os interesses do usuário dentro do site, tornando a experiência mais simples possível na navegação.


Isso é fundamental no mundo online, como você pode ver nessa pesquisa: a CX Trends 2022 apontou que dois em cada três brasileiros desistiram de comprar no digital por causa da experiência ruim no site. Isso quer dizer que mais de 60% dos consumidores na pesquisa não fizeram a compra.

Viu como a experiência é estratégica? Ninguém compra em um site que complica a vida na hora de fechar o pedido! O UX Design traz benefícios para o consumidor e também para a empresa, já que aumenta as vendas diretamente.

Mas como o UX Design faz isso?
A função do UX Designer é entender melhor o usuário e utilizar a tecnologia para traçar estratégias e melhorar a interação entre o usuário e o site. Ele usa, inclusive, recursos de psicologia, além de testes de usabilidade.

Tanto é que nesta área existem alguns segmentos específicos, como o UX Researcher, profissional que coleta dados antes de implementar o produto. Já o Arquiteto de Informação é responsável por organizar estas informações e fazer a estrutura de como será o aplicativo ou o site. Outro cargo muito procurado pelo mercado é o UX Writer, responsável pelos textos existentes na navegação.

Existem ainda vários outros cargos dentro do universo do UX Design, mas estes são os principais. Vale destacar que a procura por este profissional aumentou muito nos últimos anos. As empresas buscam um design focado no usuário para criar produtos, serviços e melhorar a experiência no digital.

Como se tornar um UX Designer?
O mais curioso é que, assim como muitas profissões do futuro, para ser um UX Designer não é necessário fazer uma faculdade. Mas calma lá porque isso não quer dizer que não precisa de conhecimento! Pelo contrário, já que é uma área bem técnica.

Para seguir nesta carreira — que, aliás, paga salário a partir de R$ 4 mil — é preciso fazer cursos para a formação profissional. O futuro UX Designer deve saber usar ferramentas como o Adobe XD, entre outras.

Atualmente, várias instituições têm cursos voltados para esta área, até para atender a crescente demanda de mercado. A Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) é uma delas.

Confira os cursos da Apeti
A Apeti é uma das maiores associações voltadas em Tecnologia de Informação do país e desenvolve várias atividades na área. Recentemente, a entidade fez uma capacitação para UX Design para Negócios.

O evento reuniu profissionais da área e empresários que buscam este tipo de trabalho para melhorar a experiência do usuário. Aliás, para ficar por dentro dos cursos e outros eventos da Apeti, entre em nosso site e confira!

Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.
Por Apeti CPL 17 de junho de 2025
Curso gratuito de tecnologia abre inscrições para jovens de escolas públicas de Rio Preto; veja como participar
Por João Paulo Rodrigues 4 de junho de 2025
Vivemos em uma era que nos pressiona a buscar o novo a todo instante. A inovação virou mantra, e a velocidade, critério quase absoluto de sucesso. Mas entre apelos por reinvenção constante e promessas de soluções mágicas para problemas complexos, sigo acreditando em um princípio simples: tudo que tem valor resiste ao tempo.
Por Samilo Lopes 30 de abril de 2025
Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança. Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos.
Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.