O que é UX Design e como começar a trabalhar na área?
13 de setembro de 2022

Você sabe o que é UX Design? Siga conosco neste post que vamos explicar o que é, como ele trabalha e os benefícios dele dentro do universo digital. Confira!

Se tem algo que é muito valorizado dentro do mundo digital é a experiência do usuário em sua jornada. Seja dentro de um site, lendo um blog post, em um aplicativo ou comprando algo, quanto melhor for, maior será a aprovação. Mas já ouviu dizer que isso tem a ver com design? Você sabe o que é UX Design?

Esta profissão vai além apenas do design, de criar artes maravilhosas para o site ou a rede social. O UX Design acaba unindo a beleza e a praticidade, fazendo o usuário realizar as ações esperadas pelo site de forma natural, sem obstáculos. Pareceu confuso? Fique tranquilo!

Siga conosco neste post que vamos explicar o UX, o que é, como ele trabalha e os benefícios dele dentro do universo digital! Uma ótima leitura!

O que é UX Design?
Se você é como muitos que não conhecem este termo, já ficaria intrigado já no que significa o UX. Então, para entender o que é UX Design vamos começar pelo básico! As iniciais vêm do inglês User Experience, que em português quer dizer a experiência do usuário.

Então, esse termo significa o Design de Experiência do Usuário. Legal! Mas o que isso quer dizer na prática? Bom, a função deste trabalho é interligar os interesses do usuário dentro do site, tornando a experiência mais simples possível na navegação.


Isso é fundamental no mundo online, como você pode ver nessa pesquisa: a CX Trends 2022 apontou que dois em cada três brasileiros desistiram de comprar no digital por causa da experiência ruim no site. Isso quer dizer que mais de 60% dos consumidores na pesquisa não fizeram a compra.

Viu como a experiência é estratégica? Ninguém compra em um site que complica a vida na hora de fechar o pedido! O UX Design traz benefícios para o consumidor e também para a empresa, já que aumenta as vendas diretamente.

Mas como o UX Design faz isso?
A função do UX Designer é entender melhor o usuário e utilizar a tecnologia para traçar estratégias e melhorar a interação entre o usuário e o site. Ele usa, inclusive, recursos de psicologia, além de testes de usabilidade.

Tanto é que nesta área existem alguns segmentos específicos, como o UX Researcher, profissional que coleta dados antes de implementar o produto. Já o Arquiteto de Informação é responsável por organizar estas informações e fazer a estrutura de como será o aplicativo ou o site. Outro cargo muito procurado pelo mercado é o UX Writer, responsável pelos textos existentes na navegação.

Existem ainda vários outros cargos dentro do universo do UX Design, mas estes são os principais. Vale destacar que a procura por este profissional aumentou muito nos últimos anos. As empresas buscam um design focado no usuário para criar produtos, serviços e melhorar a experiência no digital.

Como se tornar um UX Designer?
O mais curioso é que, assim como muitas profissões do futuro, para ser um UX Designer não é necessário fazer uma faculdade. Mas calma lá porque isso não quer dizer que não precisa de conhecimento! Pelo contrário, já que é uma área bem técnica.

Para seguir nesta carreira — que, aliás, paga salário a partir de R$ 4 mil — é preciso fazer cursos para a formação profissional. O futuro UX Designer deve saber usar ferramentas como o Adobe XD, entre outras.

Atualmente, várias instituições têm cursos voltados para esta área, até para atender a crescente demanda de mercado. A Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) é uma delas.

Confira os cursos da Apeti
A Apeti é uma das maiores associações voltadas em Tecnologia de Informação do país e desenvolve várias atividades na área. Recentemente, a entidade fez uma capacitação para UX Design para Negócios.

O evento reuniu profissionais da área e empresários que buscam este tipo de trabalho para melhorar a experiência do usuário. Aliás, para ficar por dentro dos cursos e outros eventos da Apeti, entre em nosso site e confira!

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.