Impacto econômico das edtechs
23 de agosto de 2022

O setor de educação está muito aquecido e o modelo híbrido é uma tendência muito forte para o mercado, fazendo com que a modelagem de ensino evolua e acelere muito rapidamente.

por, Wendell Guimarães

Nos últimos anos, um dos setores que vem crescendo exponencialmente, principalmente devido à pandemia, é a educação. O mercado está aquecido e cada vez mais trazendo novidades com soluções que impactam positivamente o desenvolvimento de várias pessoas no país.

Atualmente, a educação com a tecnologia é o principal vetor de desenvolvimento, uma vez que essas soluções impactam a forma de aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente mais personalizado.

De acordo com o CanalTech, as edtechs são soluções que linkam tecnologia com a jornada dos stakeholders da educação: professores, alunos e administradores. Esse conceito pode ser aplicado desde um simples aplicativo para um aluno de ensino fundamental aprender matemática até um sistema complexo e robusto de gestão de dados para administradores de instituições de ensino.

Também podemos definir uma edtech como uma startup, ou seja, uma empresa com modelo de negócio inovador, que utiliza a tecnologia para replicar e escalar o negócio atuante no segmento de educação.

O setor de educação está muito aquecido e o modelo híbrido é uma tendência muito forte para o mercado, fazendo com que a modelagem de ensino evolua e acelere muito rapidamente. Além disso, há outras tendências que estão impactando o cenário econômico no Brasil como:

- Gamificação: Estudos da State of Mobile 2021 mostram que 59% dos brasileiros têm o costume de jogar com seus celulares. A prática desse hábito é fundamental para aguçar a curiosidade e tornar os estudos mais atrativos. A técnica de gamificação ajuda a estimular pessoas de diferentes idades para o consumo de conteúdos de forma mais leve e divertida, garantindo ainda mais conhecimento.

- Ensino Híbrido: Segundo pesquisa feita pelo Observatório da Educação Superior, 63% dos jovens desejam aderir ao ensino híbrido. Sendo assim, garantir um modelo e-learning eficiente, que transmite o conhecimento de maneira correta, proporciona uma boa experiência para o aluno e faz grande diferença na transição de modelos e estruturas.

- Metaverso: Conhecido como universo virtual para troca de experiências sociais, esse ambiente vai abrir um novo caminho com inúmeras possibilidades a serem exploradas, já que reproduz um ambiente e todas as suas ações sem que precise estar presente fisicamente. Por meio dos avatares digitais, a interação será mais significativa e expressiva, aproximando o relacionamento entre professores e alunos e garantindo maior interação com os conteúdos estudados.

Uma das edtechs que vem ganhando mercado no cenário brasileiro é a Talkstars. A startup tem o objetivo de acelerar carreiras e negócios por meio de programas de mentorias individuais ou em grupo para a nova economia. Na Talkstars, você encontra trilhas de aprendizado como: tecnologia, product management, ux design, marketing e growth, etc.

Alguns dos mentores que estão na plataforma são: Luciana Lancelloti, CMO da Microsoft Brasil; Renato Barros, VP do MadeiraMadeira; Thiago Rocha, Head of Growth da RD Station; Karol Attekita, Youtuber e Senior iOS Engineer na X-Team; Diego Azevedo, CEO da CS Academy; entre outros nomes do mercado de tecnologia e inovação.

Hoje a startup está incubada no Parque Tecnológico de Rio Preto e já atendeu diversos mentorados em todo o Brasil.

Wendell Guimarães, Diretor de Capacitação da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.