Negócios, Governo e Sociedade na Revolução 4.0
11 de dezembro de 2020

Não há dúvidas quanto ao fato de que a transformação que acontecerá na sociedade e nos nossos negócios neste momento em que vivemos marcará profundamente a história da humanidade.

Não há dúvidas quanto ao fato de que a transformação que acontecerá na sociedade e nos nossos negócios neste momento em que vivemos marcará profundamente a história da humanidade. É por esse motivo que nomeamos essa fase de Revolução Digital ou Revolução 4.0.
Esse momento histórico, impulsionado pela rápida evolução da tecnologia, gera oportunidades e traz inúmeros desafios. Não à toa, a tecnologia é apontada como a preocupação número um dos CEOs ao redor do mundo, segundo análise sobre gestão de riscos promovida pelo Wall Street Journal. A mesma preocupação recai sobre toda a sociedade e os governos, afinal, essa revolução transformará tanto as empresas quanto as profissões, os empregos e o modo de viver das pessoas.
O mundo inteiro está olhando para este momento. Nunca se falou tanto em transformação digital nos planejamentos estratégicos empresariais e, embora ainda de forma acanhada, nos governos e nas políticas públicas. A sustentação dos negócios, cidades e sociedade depende da participação ativa e em conjunto nesse movimento. A tecnologia tem sido tema constante dos últimos anos das discussões pelo mundo afora e tem estado no centro dos debates do Fórum Econômico Mundial em Davos, que, na sua última edição, teve o desafio global da quarta Revolução Industrial como centro de discussão.
Podemos dizer que, com o avanço das tecnologias e da comunicação, o mundo se tornou de fato global e sem fronteiras. Hoje, competimos por produtos, serviços e talentos em todos os cantos do mundo. Consumidores empoderados e com acesso à informação desafiam a todo momento os negócios tradicionais que, muitas vezes, se esquecem que barreiras de uso de serviços afastam rapidamente consumidores e que disrupções podem acontecer, provocando o surgimento de novos negócios, rápida adaptação de outros e, infelizmente, o desaparecimento de muitos.
É fundamental não só observar, e sim participar dessa transformação. Embora, por vezes, seja assustador, não podemos negar que testemunhar essa revolução e participar dela é um privilégio. Como disse Jacob Bronoswki, um cientista britânico conhecido pela sua visão humanística da ciência: “Nós todos temos receio do futuro e do mundo, e isto é a natureza da imaginação, mas toda civilização ao longo da história evoluiu, e não será diferente, por conta do engajamento humano e o compromisso do homem com sua própria essência e propósito”.
O crescimento e o futuro serão, sim, dirigidos e impulsionados pela tecnologia, mas centrados no humano. A capacidade de aproveitar essa grande revolução estará intimamente ligada ao nível de maturidade das empresas, da sociedade e dos governos. Transformação digital não é simplesmente a adoção de tecnologia, mas como potencializamos a sinergia e aproveitamos a integração global, a capacidade de customização e a intimidade com nosso público rumo à busca constante de novas formas de atender as demandas da humanidade e fazer com que toda a sociedade viva mais e melhor, de forma integrada e sustentada.
por Marcelo Lorencin - Presidente da Apeti

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.