Digital Health
16 de dezembro de 2020

Há alguns dias, perguntei para um amigo, que trabalha na construção civil, como a transformação digital impactará o seu negócio. A resposta em seu ímpeto e sinceridade foi: “Não impactará de maneira alguma, nada irá mudar”! Será?

Há alguns dias, perguntei para um amigo, que trabalha na construção civil, como a transformação digital impactará o seu negócio. A resposta em seu ímpeto e sinceridade foi: “Não impactará de maneira alguma, nada irá mudar”! Será?
Ainda em conversa com outros amigos, de diversas áreas de atuação, a conclusão comum é que esse “negócio de transformação digital” vai demorar muito para chegar até nossa realidade. Segundo eles, a Covid-19 foi um outlier que acelerou o trabalho remoto, mas as outras transformações demorarão a chegar. Será?
Faço a mim a mesma pergunta: o quão longe estamos de mudar nossos hábitos e viver o novo mundo transformado pela saúde digital? Estaria mesmo a ficção científica a anos luz de nossa realidade?
O artigo “Want to See the Future of Digital Health Tools? Look to Germany”, publicado em 2 de dezembro de 2020 pela Harvard Business Review, mostra a Alemanha como um exemplo na adoção e difusão de tecnologias digitais na saúde.
A BfArM, Agência Regulatória Alemã, que executa as mesmas funções que o FDA nos Estados Unidos e a Anvisa no Brasil, criou um processo Fast-Track, que nada mais é do que um caminho regulatório acelerado para as empresas levarem seus produtos de digital health ao mercado.
De maneira simples, esse processo facilita o registro para comércio de plataformas digitais, principalmente quando se trata de monitoramento remoto de pacientes.
Como todo produto para saúde, para entrar no mercado, essas novas tecnologias também precisam enfrentar barreiras legais e regulatórias, a fim de demonstrarem que são seguras e eficazes. Além disso, necessitam de comprovações de proteção de dados e segurança da informação, dentre outros requisitos próprios da transformação digital.
Esse caminho é muitas vezes custoso, exaustivo e burocrático, mas exemplos como o da Agência Regulatória Alemã, inevitavelmente, estimularão a geração de novas tecnologias que transformarão a saúde digital pós-Covid-19.
Ainda segundo um relatório da Roland Berger, uma das mais importantes empresas de consultoria do mundo, os gastos globais em digital health atingirão 1 trilhão de euros até 2025.
No Brasil, a realidade é outra. Estamos caminhando de maneira mais tímida, mas já conseguimos perceber singelos avanços. Neste ano, a Anvisa aprovou duas plataformas digitais de telemedicina (tecnologia que ganhou espaço em um ano marcado pelo distanciamento e provavelmente permanecerá dentro dos consultórios médicos).
São pequenos passos diante de todo o potencial que esse universo pode gerar (e já está gerando) dentro do setor de saúde.
Será que estamos tão distantes assim?
Bem, chega de reflexões... Desligo meu iPad e saio apressado para minhas atividades físicas, pois o smart watch já me alertou que não bati as metas do dia!
por Rafael Braile - Diretor do Conselho Estratégico da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)

Por Gerson Pedrinho 19 de agosto de 2025
Nos dias 6 e 7 de agosto, São José do Rio Preto respirou tecnologia e inovação. A quarta edição do Rio Preto Tech Summit, promovida pela APETI – Associação de Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação, mostrou por que já é considerado o maior encontro do setor no interior paulista.
Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.
Por Apeti CPL 17 de junho de 2025
Curso gratuito de tecnologia abre inscrições para jovens de escolas públicas de Rio Preto; veja como participar
Por João Paulo Rodrigues 4 de junho de 2025
Vivemos em uma era que nos pressiona a buscar o novo a todo instante. A inovação virou mantra, e a velocidade, critério quase absoluto de sucesso. Mas entre apelos por reinvenção constante e promessas de soluções mágicas para problemas complexos, sigo acreditando em um princípio simples: tudo que tem valor resiste ao tempo.
Por Samilo Lopes 30 de abril de 2025
Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança. Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos.
Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.