Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP: o que é?
17 de janeiro de 2023

Você sabe o que é OSCIP? Aqui, você descobre tudo: o que é, as diferenças para uma ONG e as vantagens de estar dentro da sigla.

Você é familiarizado com o termo OSCIP? Gostaria de conhecer mais? Embora seja fundamental e atue com interesses públicos, ainda há muitas confusões sobre OSCIP: o que é, as diferenças para uma ONG, e as vantagens de estar dentro da sigla.

As Sociedades Civis de Interesse Público (OSCIPs) são entidades privadas que não possuem fins lucrativos, mas que desenvolvem atividades de interesse público e relevância social. Como dissemos, são reconhecidas pelo governo e têm acessos a vantagens.

Agora você descobre tudo sobre o assunto. Boa leitura.

OSCIP: o que é de acordo com a lei

OSCIP é uma qualificação jurídica dada a entidades privadas sem fins lucrativos que desenvolvem atividades de interesse público e relevância social. A OSCIP é prevista dentro da estrutura jurídica, com o objetivo de facilitar parcerias com o governo e órgãos públicos.

A lei que estabelece e define a validade da OSCIP é a Lei 9.790/1999, regulamentada pelo Decreto 3.100/1999. Vale lembrar que a legislação é rigorosa em definir quais instituições podem ou não se adequar para conseguir o status jurídico.

Portanto, é preciso que a entidade cumpra rigorosamente determinadas condições.

Diferenças entre OSCIP e ONG

As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e as Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades que, embora possuam objetivos semelhantes, possuem diferenças importantes.

Enquanto as OSCIPs são criadas e reconhecidas pelo governo federal com objetivo de colaborar com políticas públicas, o termo ONG é usado como um guarda chuva para definir qualquer entidade de terceiro setor, como instituições sem fins lucrativos, que cumprem papéis sociais, geralmente em áreas de valor humanitário.

Além disso, as OSCIPs necessitam de licenças, registros e certificações para exercer suas atividades, enquanto as ONGs são mais livres para realizar ações sem qualquer autorização. Em suma, são entidades diferentes, mas que podem trabalhar em conjunto.

Vantagens de ser OSCIP
• O status de OSCIP organiza e regulamenta oficialmente uma atividade terceiro setor. Por isso, há a vantagem do reconhecimento legal, que assim possibilita uma estrutura mais adequada para a atuação.

• Promove a dedução fiscal, que são valores que você pode abater da sua base de cálculo de imposto, tornando menos custoso e mais livre para você atuar segundo os interesses da organização.

• Gera a alternativa de remuneração aos dirigentes sem perder o alívio fiscal, estando dentro de uma forma ética e prevista por lei.

• Há a possibilidade de receber bens apreendidos, abandonados, disponíveis, em posse da Secretaria da Receita Federal.

APETI: qualificada como OSCIP desde 2005
Em 2002, um grupo de empresários do ramo de TI se reuniu com a intenção de desenvolver o ramo da tecnologia em São José do Rio Preto e região. Após descobrirem que interesses semelhantes precisam de esforços semelhantes, surgiu a APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação), com sede em São José do Rio Preto.

Por conta da proposta e iniciativa de visar o interesse público e a pesquisa tecnológica, a APETI é qualificada como OSCIP desde 2005. Mas não paramos por aí. Desde 2016 a APETI também é credenciada como APL TIC - Arranjo Produtivo Local do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação. Para saber mais sobre o assunto, acesse este artigo que preparamos. 

#oscip o que é#Organização da Sociedade Civil de Interesse Público

Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.
Por Gerson Pedrinho 19 de agosto de 2025
Nos dias 6 e 7 de agosto, São José do Rio Preto respirou tecnologia e inovação. A quarta edição do Rio Preto Tech Summit, promovida pela APETI – Associação de Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação, mostrou por que já é considerado o maior encontro do setor no interior paulista.
Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.