Quem quer ser um empreendedor?
14 de dezembro de 2021

Por trás de toda história de sucesso existe uma jornada heroica de alguém que não desistiu nos primeiros obstáculos. Muitas vezes, manter a energia ao longo dessa jornada é um verdadeiro “desafio de Atlas”, titã da mitologia grega que carregava a Terra nas costas. E a chave para o sucesso não é começar forte, é permanecer forte!

Por trás de toda história de sucesso existe uma jornada heroica de alguém que não desistiu nos primeiros obstáculos. Muitas vezes, manter a energia ao longo dessa jornada é um verdadeiro “desafio de Atlas”, titã da mitologia grega que carregava a Terra nas costas. E a chave para o sucesso não é começar forte, é permanecer forte!
E como permanecer forte? Estudos mostram o passo a passo para isso. Vejamos!
Primeiro, estabeleça limites. Fixar margens inferiores e superiores para o que você precisa desenvolver em um determinado período de tempo (como um dia ou uma semana).
Segundo, encontre o ritmo de trabalho. O ritmo tem que fazer sentido para você e ser pautado no equilíbrio.
Terceiro, reserve um tempo para descanso e recuperação. Tenha em sua agenda um espaço para respirar.
Estudo conduzido nos EUA por Mol, Pollack e Ho, em 2018, teve como objetivo a avaliação de “burnout” no ambiente do empreendedorismo, analisando aspectos como paixão pelo trabalho, adequação ao trabalho e crenças sobre o destino. Foi demonstrado em tal estudo que esses fatores afetam resultados e influenciam no estresse e no desempenho dos empreendedores. Embora tais profissionais, em sua maioria, tenham autonomia para projetar seus próprios objetivos e metas, a falta de senso de adequação e a paixão exagerada pelo trabalho, acabavam por levá-los ao esgotamento.
Os empreendedores que relataram sinais de paixão obsessiva (principalmente ocasionada pela busca do status), foram os mais propensos ao esgotamento. Já aqueles que relataram pontuações altas de paixão harmoniosa (busca de satisfação pessoal), mostraram melhores níveis de saúde. Os empreendedores obsessivamente apaixonados, relataram sentir que o trabalho era mais desgastante emocionalmente e que trabalhar o dia todo exigia muito esforço. Dentre eles, aqueles com uma mentalidade menos flexível, eram ainda mais propensos ao esgotamento.
Quando um empreendedor é confrontado com novos objetivos, é fácil pular no desafio com os dois pés. Mas ter resistência para sustentar essa energia inicial é bem difícil.
Muitas pessoas, quando em ambientes de alta pressão emocional, se sentem infelizes, apesar de terem trabalhado arduamente para chegar à posição em que estão. Os psicólogos usam o termo "enredamento" para descrever uma situação em que as fronteiras entre a pessoa e o trabalho se tornam confusas e as identidades individuais começam a perder importância. O “enredamento” impede o desenvolvimento de um senso de identidade estável e feliz. Indivíduos nessas situações, frequentemente, sofrem de ansiedade e outros males físicos e mentais. É necessário reivindicar um tempo para si, diversificar suas atividades e fomentar relacionamentos. Com isso o empreendedor pode construir uma identidade equilibrada e de acordo com seus valores.
Ser um empresário de sucesso, principalmente no Brasil, é para os ‘fortes’, e não estou falando de músculos.


por Rafael Braile - Diretor do Conselho Estratégico da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)

Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.
Por Apeti CPL 17 de junho de 2025
Curso gratuito de tecnologia abre inscrições para jovens de escolas públicas de Rio Preto; veja como participar
Por João Paulo Rodrigues 4 de junho de 2025
Vivemos em uma era que nos pressiona a buscar o novo a todo instante. A inovação virou mantra, e a velocidade, critério quase absoluto de sucesso. Mas entre apelos por reinvenção constante e promessas de soluções mágicas para problemas complexos, sigo acreditando em um princípio simples: tudo que tem valor resiste ao tempo.
Por Samilo Lopes 30 de abril de 2025
Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança. Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos.
Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.