Impacto do Consumo de Energia da IA na Sustentabilidade
 24 de junho de 2024
 samilo.apeti
O Impacto do Consumo de Energia da IA na Sustentabilidade: Uma Reflexão Necessária
 Atenção: Este é um conteúdo compartilhado. Leia a publicação original no site:  
 https://www.samilo.com.br/impacto-do-consumo-de-energia-da-ia-na-sustentabilidade 
 
 
 
 A IA tem o potencial de ser uma ferramenta poderosa para a construção de um futuro mais sustentável. No entanto, é importante utilizá-la de forma responsável e ética, mitigando seus impactos negativos e maximizando seus benefícios para o planeta e para a sociedade.
É fundamental que todos os stakeholders estejam envolvidos no processo de desenvolvimento e implementação de soluções de IA para a sustentabilidade, considerando não apenas o desenvolvimento econômico e tecnológico, mas também os impactos sociais, ambientais e éticos. Apenas por meio da colaboração entre diferentes setores, podemos garantir que a IA seja utilizada para o bem da humanidade e do meio ambiente.
Para escrever este artigo, busco inspiração em alguns materiais, como o artigo recente da MIT Review e tento trazer diversos pontos a serem observados sobre a relação da IA com a sustentabilidade e consumor energético.

A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
 

A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.
 













