O que faz a área de gestão da Tecnologia da Informação? Saiba tudo!
16 de janeiro de 2024

Veja o que faz um profissional da gestão da Tecnologia da Informação, as especialidades dessa profissão e como se tornar um gestor de destaque no mercado!

O setor de TI (Tecnologia da Informação) é um dos mais aquecidos e cheios de oportunidades no Brasil e no mundo quando o assunto é carreira. Dentro desse mercado existe uma ampla gama de atuações, das quais falaremos mais adiante. Porém, uma delas se destaca: a gestão da Tecnologia da Informação.

O profissional de gestão de TI é responsável por inúmeras tarefas dentro de uma organização e é extremamente valorizado no mercado de trabalho. Mas, afinal, o que é a gestão da Tecnologia da Informação? Como está o setor? Como se tornar um profissional da área?

Neste texto, você vai descobrir o que esse campo abrange, quais as funções de um gestor de TI e quais as habilidades necessárias para chegar a esse cargo. Além disso, falaremos sobre o mercado no Brasil e outras informações muito relevantes para quem se interessa por ele. Boa leitura!

O que faz a área de gestão da Tecnologia da Informação?
De forma resumida, a gestão da Tecnologia da Informação é a área do setor de TI responsável por garantir que os recursos tecnológicos de uma organização sejam eficientemente utilizados, de modo a atender aos objetivos estratégicos e operacionais dela.

Dessa forma, a gestão de TI atua nas seguintes tarefas:

- Planejamento estratégico: desenvolvimento e implementação de estratégias de TI alinhadas aos objetivos gerais da empresa.

- Gestão de projetos: supervisão dos projetos de TI, garantindo que sejam concluídos dentro do prazo e do orçamento pré-estabelecido.

- Infraestrutura: gerenciamento da infraestrutura tecnológica, ou seja, dispositivos, servidores, redes, sistemas de armazenamento etc.

- Segurança: implementação de medidas de segurança para proteger dados e sistemas da organização contra ciberataques.

- Suporte técnico: fornecimento de suporte técnico para os colaboradores de uma empresa ou clientes dela, resolvendo problemas de hardware, software e redes.

- Constante inovação: avaliar e adotar novas tecnologias que possam melhorar a infraestrutura e a eficiência da organização.

- Conformidade e governança: garantir que as práticas de TI estejam em conformidade com regulamentações e normas e implementar boas práticas de governança.

- Treinamento e desenvolvimento: proporcionar treinamento contínuo para a equipe de TI, afinal esse é um mercado que está sempre evoluindo em tecnologias e práticas.

- Gerenciamento de custos e pessoas do departamento. 


Ou seja, a gestão da Tecnologia da Informação engloba uma série de atividades, desde colocar a mão na massa até fazer o controle, delegar tarefas e cuidar da parte administrativa do setor de TI.

Essa área passou a ser muito mais importante com o crescimento do setor de Tecnologia da Informação no Brasil, que iremos abordar a seguir!

Como está o mercado de TI no geral?
Conforme mencionamos, o mercado de TI está em crescimento no Brasil, especialmente devido às constantes inovações e ao uso cada vez maior da tecnologia nos ambientes de trabalho.

No entanto, mesmo com toda a popularização do setor, o Brasil ainda tem muito espaço para profissionais da área, incluindo a gestão da Tecnologia da Informação. Para se ter ideia, um levantamento do Google aponta um déficit de mais de 500 mil profissionais nesse segmento nos próximos anos em todo o país.

Isso não quer dizer que o mercado está fraco, apenas que existe mais demanda do que profissionais qualificados disponíveis. A IDC Brasil indica que houve um grande crescimento no mercado em 2023, e a tendência é que isso continue nos próximos anos. 


Como é a carreira em gestão de TI?
Como você viu, o gestor de Tecnologia da Informação desempenha vários papéis fundamentais na administração e na implementação de soluções tecnológicas dentro das organizações. Mas, afinal, como é a carreira na área de gestão da Tecnologia da Informação? A seguir, falaremos sobre os cargos que podem ser ocupados pelos profissionais desse ramo. Acompanhe!

Diretor de Tecnologia da Informação (CTO - Chief Technology Officer)
O CTO é responsável por liderar a estratégia tecnológica da empresa, garantindo que a tecnologia esteja alinhada com os objetivos de negócios. Além disso, esse cargo implica o envolvimento na tomada de decisões estratégicas em nível executivo.

Gerente de sistemas de informação
Este profissional da gestão de TI supervisiona a equipe e é responsável pela implementação e manutenção dos sistemas de informação da organização. No dia a dia, esse gestor faz o gerenciamento de projetos, orçamentos e recursos para garantir o bom funcionamento dos sistemas.

Gerente de infraestrutura de TI
Hoje, toda empresa possui uma infraestrutura de tecnologia, e este profissional é responsável por isso. Esse especialista supervisiona redes, servidores, armazenamento de dados e outros componentes da infraestrutura de TI. O objetivo é sempre garantir a disponibilidade, o desempenho e a segurança dos recursos.

Gerente de projetos de TI
Especialmente em empresas que lidam com grandes projetos de tecnologia, o gerente de projetos de TI é fundamental. Nesse cargo, o profissional de gestão da Tecnologia da Informação planeja e executa projetos de TI, coordenando equipes, alocando recursos e assegurando que os projetos sejam concluídos dentro de um prazo e orçamento.

Gerente de segurança da informação
Os casos de ciberataques têm aumentado, o que oferece riscos aos negócios e aos próprios funcionários das empresas. Assim, o gerente de segurança da informação se dedica a implementar estratégias para prevenir ameaças e, quando elas acontecerem, responder da melhor maneira. Para isso, ele supervisiona políticas, procedimentos e tecnologias de segurança.

Especialista em cloud computing
O armazenamento e a computação em nuvem são uma realidade cada vez mais presente dentro das empresas. Uma boa prática é contar com especialistas nessa área para ajudar na migração e no gerenciamento das ações no ambiente cloud, e é isso que o especialista em cloud computing faz!

Consultor de TI
Também é possível que o profissional de gestão de TI atue como consultor externo ou interno, aconselhando empresas sobre estratégias de TI, implementação de sistemas, segurança da informação e otimização de processos.

Ou seja, existem muitos caminhos que a gestão da Tecnologia da Informação oferece. Como você verá abaixo, o estudo e a especialização são fundamentais para alcançar essas oportunidades. Profissionais qualificados e com experiência conseguem trabalhos tanto em empresas especializadas em serviços de TI quanto em organizações gigantes e multinacionais que contam com uma grande estrutura tecnológica.


Como se tornar um profissional da área?
Conforme mencionamos, a área de TI é ampla e cheia de oportunidades; consequentemente, as possibilidades de estudo e aprendizado também! Existem cursos de graduação, cursos técnicos, escolas online e muitas outras ferramentas para começar nesse setor.

De forma resumida, os passos a serem seguidos para começar uma carreira de sucesso são:

- formação;

- certificações e especializações (em uma linguagem de programação ou um tipo de sistema, por exemplo);

- procura por estágios e outras oportunidades;

- networking;

- desenvolvimento de projetos e portfólio;

- aprimoramento constante.

Um bom profissional de TI precisa estar sempre aprendendo e se especializando, afinal esse é um mercado que não para de se atualizar e criar novas tendências e realidades.

E, para conseguir um cargo de gestão da Tecnologia da Informação, é preciso ir além. Existem pós-graduações específicas para esse segmento, assim como para a área de gestão de forma geral. Afinal, lembre-se de que um gestor também vai ter como responsabilidade o cuidado de pessoas e, por vezes, times inteiros.

Portanto, busque diplomas e certificados que atestem seus conhecimentos e habilidades e sua especialização Aliar isso com a sua experiência pode fazer de você o candidato ideal para vagas de gestão de TI!

Quais as principais áreas de TI?
Ao longo deste texto, você viu o que faz o profissional de gestão da Tecnologia da Informação, como é a carreira na área e o panorama do mercado atual e para o futuro.

Agora, que tal conhecer outras grandes possibilidades de atuação nesse setor? No nosso blog, temos um texto completo sobre as sete principais áreas de TI em alta. Confira!

#gestão da Tecnologia da Informação

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.