O varejo, a revolução digital e a crise
1 de abril de 2021

Na década de 90, assistimos ao nascimento das empresas “ponto com”. Muitas delas chegaram a abrir capital nas bolsas de valores, com supervalorização de ações, provocando no início dos anos 2000 o estouro da bolha da internet, com grandes desvalorizações e desaparecimento de muitos negócios recém criados.

Na década de 90, assistimos ao nascimento das empresas “ponto com”. Muitas delas chegaram a abrir capital nas bolsas de valores, com supervalorização de ações, provocando no início dos anos 2000 o estouro da bolha da internet, com grandes desvalorizações e desaparecimento de muitos negócios recém criados. Os principais motivos daquela quebradeira foram, em primeiro lugar, o comportamento da população, que ainda não estava preparada para esta inovadora forma de comprar produtos e serviços. Mas outro fator, também de importante relevância, foi a falta de infraestrutura tecnológica adequada na época, pois não permitia sustentar o crescimento exponencial de vendas, necessário para gerar os lucros esperados pelos investidores. As redes de telecomunicações, por exemplo, ainda eram muito precárias, com velocidades ridículas, se comparadas com as que temos hoje.
Em fevereiro de 2004, foi lançado o Facebook, rede social digital, que conta hoje com 2,8 bilhões de usuários ativos, ou seja, aproximadamente 36% da população do planeta. Esta nova forma de nos comunicarmos, aliada a outras plataformas digitais, como WhatsApp, Instagram, etc., provocaram muitas mudanças em nosso comportamento. Entre as principais, está a forma como adquirimos produtos e serviços. Atualmente, para qualquer compra que fazemos, antes necessariamente pesquisamos em sites do fabricante e de pesquisa de preços, em redes sociais e, obviamente, em plataformas de e-commerce.
Os aplicativos de smartphones, aparelhos que tiveram seu uso altamente difundido na década de 2000, representaram a definitiva popularização da internet. Hoje, no Brasil são 234 milhões de celulares inteligentes, ou seja, mais de um aparelho por habitante, sem contar tablets, notebooks e computadores de mesa. Esta explosão do uso de smartphones e popularização da internet abriu uma enorme janela de oportunidades de novos negócios, produtos e serviços, mas também uma grande ameaça para as empresas tradicionais.
A crise econômica, que aflige os brasileiros desde meados de 2014, agravada mais ainda pela pandemia de 2020/2021, castiga a todos, principalmente as pequenas e médias empresas. Mas, um grande fator de queda de vendas e margens de grande parte do varejo tradicional, certamente, está relacionado com a falta de utilização adequada das plataformas digitais. Qualquer que seja o negócio, necessariamente para se manter e prosperar, precisa estar na internet de maneira efetiva e profissional. A forma de prospectar clientes, vender, desenvolver produtos e serviços mudou. Insistir em métodos e processos tradicionais do século 20 é usar ferramentas do passado, que não mais funcionam para os desafios do presente. O varejo tradicional precisa também fazer sua revolução e passar a adotar novos métodos e processos de trabalho adequados a este novo mundo digital.
por João Gubolin Jr. - Conselho Consultivo e Estratégico da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)

Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.
Por Apeti CPL 17 de junho de 2025
Curso gratuito de tecnologia abre inscrições para jovens de escolas públicas de Rio Preto; veja como participar
Por João Paulo Rodrigues 4 de junho de 2025
Vivemos em uma era que nos pressiona a buscar o novo a todo instante. A inovação virou mantra, e a velocidade, critério quase absoluto de sucesso. Mas entre apelos por reinvenção constante e promessas de soluções mágicas para problemas complexos, sigo acreditando em um princípio simples: tudo que tem valor resiste ao tempo.
Por Samilo Lopes 30 de abril de 2025
Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança. Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos.
Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.