Tudo como um serviço
20 de abril de 2021

“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante...”. Acredito que ouvi essa música do lendário Raul Seixas centenas de vezes na minha infância. O motivo não é somente pela música ser boa, mas, principalmente, porque o conjunto de discos em casa era bem limitado. Afinal, era necessário adquirir uma cópia caso quisesse reproduzir.

“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante...”. Acredito que ouvi essa música do lendário Raul Seixas centenas de vezes na minha infância. O motivo não é somente pela música ser boa, mas, principalmente, porque o conjunto de discos em casa era bem limitado. Afinal, era necessário adquirir uma cópia caso quisesse reproduzir.
Atualmente, a variedade de músicas que me acompanha na assinatura do aplicativo de streaming me permitiria ouvir canções até o final da vida, sem repetição. Esse modelo de negócio está revolucionando o mercado e é uma tendência sobre como e o que estamos consumindo.
Já imaginou morar em uma cidade por mês, mudar de carro toda semana, trabalhar em um escritório diferente ou dormir em um veleiro? Tudo isso está disponível com valores muito acessíveis em comparação a possuir esses bens. Nos últimos anos, tenho observado uma transformação dos hábitos de consumo: há uma diminuição do interesse pela posse em relação ao uso.
No escritório, a impressora, a máquina de café, as cadeiras, as mesas e as salas. Em casa, os filmes, as séries e os livros. Esses são exemplos de itens que uso, mas não possuo. Tudo isso consumido por meio de assinaturas disponíveis a apenas um clique, a qualquer hora e lugar.
Essas mudanças, além de democratizarem o acesso a muitos produtos que seriam praticamente limitados apenas para a parcela mais rica da sociedade, abrem uma janela de oportunidade para quem busca crescer nessa transformação do modo de consumo.
Quando vejo o ar-condicionado instalado, imagino: "Será que preciso do equipamento ou somente de um clima agradável dentro de casa?". Ou seja, imagine quantos aparelhos têm potencial para serem transformados em serviço.
Para permitir uma excelente experiência ao consumidor, a tecnologia precisa estar presente, principalmente nos momentos de maior aperto. Um bom exemplo é quando a empresa, dona da impressora de um escritório, permite realizar a abertura de chamado por um aplicativo, que automaticamente detecta o técnico mais próximo, caso qualquer problema aconteça. O cliente acompanha a chegada do técnico equivalente a um aplicativo de mobilidade urbana. Manutenção realizada e, se precisar substituir o equipamento, isso é feito imediatamente, sem custo adicional. Afinal, o que é contratado é o serviço de impressão, não a compra da impressora.
Nesse exemplo, a fluidez e agilidade proporcionadas pela tecnologia oferecida na realização do serviço permite que tenhamos muito mais segurança, praticidade e produtividade.
Com tantas mudanças ocorrendo no nosso dia a dia, o que menos queremos é possuir coisas que atrapalham a nossa flexibilidade e liberdade. Já experimentou optar pelo uso, pelo serviço e pela experiência ao invés da posse? Afinal, mais do que nunca, sabemos que somos “uma metamorfose ambulante”.
por Eduardo Luiz Santos - Diretor financeiro da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)

Por Samilo Lopes 30 de abril de 2025
Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança. Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos.
Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?