Tudo como um serviço
20 de abril de 2021

“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante...”. Acredito que ouvi essa música do lendário Raul Seixas centenas de vezes na minha infância. O motivo não é somente pela música ser boa, mas, principalmente, porque o conjunto de discos em casa era bem limitado. Afinal, era necessário adquirir uma cópia caso quisesse reproduzir.

“Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante...”. Acredito que ouvi essa música do lendário Raul Seixas centenas de vezes na minha infância. O motivo não é somente pela música ser boa, mas, principalmente, porque o conjunto de discos em casa era bem limitado. Afinal, era necessário adquirir uma cópia caso quisesse reproduzir.
Atualmente, a variedade de músicas que me acompanha na assinatura do aplicativo de streaming me permitiria ouvir canções até o final da vida, sem repetição. Esse modelo de negócio está revolucionando o mercado e é uma tendência sobre como e o que estamos consumindo.
Já imaginou morar em uma cidade por mês, mudar de carro toda semana, trabalhar em um escritório diferente ou dormir em um veleiro? Tudo isso está disponível com valores muito acessíveis em comparação a possuir esses bens. Nos últimos anos, tenho observado uma transformação dos hábitos de consumo: há uma diminuição do interesse pela posse em relação ao uso.
No escritório, a impressora, a máquina de café, as cadeiras, as mesas e as salas. Em casa, os filmes, as séries e os livros. Esses são exemplos de itens que uso, mas não possuo. Tudo isso consumido por meio de assinaturas disponíveis a apenas um clique, a qualquer hora e lugar.
Essas mudanças, além de democratizarem o acesso a muitos produtos que seriam praticamente limitados apenas para a parcela mais rica da sociedade, abrem uma janela de oportunidade para quem busca crescer nessa transformação do modo de consumo.
Quando vejo o ar-condicionado instalado, imagino: "Será que preciso do equipamento ou somente de um clima agradável dentro de casa?". Ou seja, imagine quantos aparelhos têm potencial para serem transformados em serviço.
Para permitir uma excelente experiência ao consumidor, a tecnologia precisa estar presente, principalmente nos momentos de maior aperto. Um bom exemplo é quando a empresa, dona da impressora de um escritório, permite realizar a abertura de chamado por um aplicativo, que automaticamente detecta o técnico mais próximo, caso qualquer problema aconteça. O cliente acompanha a chegada do técnico equivalente a um aplicativo de mobilidade urbana. Manutenção realizada e, se precisar substituir o equipamento, isso é feito imediatamente, sem custo adicional. Afinal, o que é contratado é o serviço de impressão, não a compra da impressora.
Nesse exemplo, a fluidez e agilidade proporcionadas pela tecnologia oferecida na realização do serviço permite que tenhamos muito mais segurança, praticidade e produtividade.
Com tantas mudanças ocorrendo no nosso dia a dia, o que menos queremos é possuir coisas que atrapalham a nossa flexibilidade e liberdade. Já experimentou optar pelo uso, pelo serviço e pela experiência ao invés da posse? Afinal, mais do que nunca, sabemos que somos “uma metamorfose ambulante”.
por Eduardo Luiz Santos - Diretor financeiro da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)

Por Flaviana Ribeiro 11 de novembro de 2025
Quando 2026 chegar, você pode tentar, mas não pode fingir que está tudo normal.
Por Apeti 11 de novembro de 2025
A revitalização do CEDET marca um passo importante na consolidação da Apeti como agente de transformação social e tecnológica em São José do Rio Preto. O projeto não apenas renova um espaço físico, mas reacende a esperança de muitos jovens e reafirma o papel da tecnologia como ponte entre conhecimento, oportunidades e cidadania.
Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.