Sem 5G, sem evolução. É o que queremos?
12 de dezembro de 2023

Fomos surpreendidos pela rejeição, na Câmara dos Vereadores, do projeto que daria a largada nisso. A justificativa? Falta de debates profundos com relação ao tema. Mas, será que isso faz realmente sentido?

por Marcelo Lorencin

Há exatos um ano e quatro meses, os moradores de Brasília estavam começando a usar a rede de quinta geração para celulares, o famoso 5G, que vem sendo expandido em todo mundo desde 2019. Era o início de uma nova era tecnológica.

A “revolução 5G”, como não por acaso é chamado esse movimento, vem ocorrendo desde então paulatinamente e ganhando alcance nos mais diversos municípios brasileiros.

Com ela surgem muitas perspectivas de avanços tecnológicos e econômicos para áreas como educação, saúde, segurança e mobilidade urbana. Se não bastasse o impacto positivo na vida das pessoas, as cidades que têm o privilégio de usufruir dos benefícios da tecnologia 5G, conquistam automaticamente uma grande vantagem competitiva e passam a atrair novas empresas e gerar emprego e renda.

Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que 3.079 cidades já têm acesso ao 5G e a velocidade em que isso vem ocorrendo, nem vem ao caso. Mas, como São José do Rio Preto sempre foi uma cidade de vanguarda tecnológica, estávamos bastante otimistas de que o ”progresso” mais uma vez chegaria até aqui rápido.

Porém, não foi bem assim. Fomos surpreendidos pela rejeição, na Câmara dos Vereadores, do projeto que daria a largada nisso. A justificativa? Falta de debates profundos com relação ao tema. Mas, será que isso faz realmente sentido?

Vamos lembrar que muitas entidades setoriais de representatividade local debruçaram-se por meses para construir uma bela proposição para que a instalação das antenas acontecesse. O trabalho, que envolveu também o parque tecnológico e a Prefeitura Municipal, foi embasado na Legislação Federal e está alinhado com a legislação do Estado. Ou seja, a cidade, a sociedade e especialistas foram engajados para que isso de fato beneficiasse a população, criasse condições para bons negócios, principalmente aqueles baseados em tecnologia e capazes de gerar soluções inovadoras. Nós mesmos da Apeti estivemos em contato com vereadores, presidência da Câmara e nos disponibilizamos a esclarecer eventuais dúvidas. Também foram realizadas audiências públicas para o esclarecimento dessa pauta importante, conduzidas pela própria Anatel.

Então, é inesperado a alegação de desconhecimento. Todos os detalhes técnicos foram bem esclarecidos e estão embasados. Não existe margem para argumentação e, muito menos, trata-se de uma legislação que atende a “interesses individuais” e políticos. Aliás, nem existe espaço para isso no atual cenário que vivemos.

No entanto, não podemos de forma alguma fechar os olhos ao fato de que essa delonga prejudica uma sociedade e causa um retrocesso inadmissível e nos coloca em uma posição muito inferior a outras cidades do mesmo porte. Não por falta de estrutura, mas sim da inexistência de uma unidade do entendimento dos benefícios que a tecnologia traz para a sustentabilidade de um município.

O estado, em todas as suas esferas, não deve cercear o avanço da tecnologia. Não podemos retroceder. As leis devem existir para dar segurança jurídica para podermos evoluir e não para impedir as evoluções dos negócios.

Marcelo Lorencin, presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).

https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/sem-5g-sem-evoluc-o-e-o-que-queremos-1.1922218

Por Samilo Lopes 30 de abril de 2025
Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança. Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos.
Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?