De iniciante a especialista: como o Projeto Alicerce está formando os talentos do futuro!
16 de agosto de 2023

O Projeto Alicerce é uma das iniciativas impulsionadas pela APETI que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, jovens e adultos.

A educação é a principal ferramenta para transformar vidas. Essa é uma ideia que pode parecer clichê. Mas, na prática, é possível ver como o conhecimento garante oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e, consequentemente, tem o potencial de fazer a sociedade evoluir.

É por isso, e pela missão de transformar a região de Rio Preto por meio da Tecnologia da Informação (TI) , que a APETI é parceira do Projeto Alicerce. O programa é uma importante iniciativa que oferece educação de qualidade e acessível para crianças, jovens e adultos de todo o Brasil, com o objetivo de transformar o cenário educacional do país.

Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre o Projeto Alicerce e entender como ele está transformando os talentos do nosso futuro. Continue a leitura e fique por dentro!

Sobre o Projeto Alicerce
O Projeto Alicerce teve início em 2018 e foi criado com o objetivo de transformar o cenário educacional brasileiro por meio da garantia de um ensino de qualidade e acessível para pessoas de todas as idades. Afinal, a grande desigualdade social e econômica do nosso país leva diretamente a um déficit na educação.

Para entender esse déficit, basta ver os números. Segundo um levantamento da Unicef, no fim de 2022, o Brasil tinha 11% de crianças e adolescentes, com idades entre 11 e 19 anos, fora do ambiente escolar, ou seja, cerca de 2 milhões de jovens.

Sabendo disso, o Projeto Alicerce propõe uma metodologia de aprendizagem que abrange pessoas de todos os níveis: de iniciante a especialista. Assim, a iniciativa já impactou a vida de mais de 25 mil alunos em quase 200 polos educacionais espalhados pelo Brasil, com presença em mais de 20 estados. O Projeto Alicerce da APETI é um desses polos, responsável por atender estudantes do ensino médio que têm mais de 15 anos.

De iniciante a especialista

Conforme mencionamos, o Projeto Alicerce conta com metodologias de aprendizagem estruturadas, que visam desenvolver crianças, adolescentes e adultos com as competências essenciais para o mercado de trabalho. Para isso, o programa combina aspectos teóricos e práticos da educação, proporcionando aos estudantes as ferramentas necessárias para ter sucesso no mundo profissional.

Projeto Alicerce para crianças
A educação é a base para que as crianças se desenvolvam e garantam um futuro brilhante tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Por isso, o Projeto Alicerce investe em quatro pilares fundamentais para aprimorar a aprendizagem desses estudantes:

- trabalho com reforço nas principais disciplinas escolares (português e matemática) para despertar a paixão pelo conhecimento e desenvolver a base escolar de forma quatro vezes mais rápida;

- introdução de habilidades socioemocionais, competências essenciais para toda a vida;

- um lugar seguro para que os pais possam deixar os filhos e onde eles vão, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades técnicas e comportamentais importantes;

- educação personalizada para as necessidades de cada criança, valorizando e respeitando o tempo de aprendizagem de cada uma delas e com planos de estudos individualizados para que elas aprendam mais rapidamente.

Projeto Alicerce para adolescentes
Durante a adolescência, muitos jovens se afastam da escola ou têm pouco interesse na educação. Porém, essa é uma fase da vida fundamental para o desenvolvimento de habilidades e para a formação desses adolescentes como cidadãos e profissionais qualificados. Por isso, o Projeto Alicerce se apoia em quatro pilares:

- projetos de desenvolvimento de vida, ensinando os caminhos necessários para que esses adolescentes alcancem seus objetivos, sejam eles uma vaga em uma universidade ou o primeiro emprego;

- fortalecimento socioemocional, habilidade fundamental para que esses estudantes tenham condições de enfrentar os desafios da vida adulta e tomar decisões de maneira independente, consciente e responsável.

- abertura de portas para o mercado de trabalho, por meio de parcerias de empresas com a Cooperativa Alicerce, criando mais oportunidades para esses estudantes em todo o Brasil;

- planos de vestibular, por meio do desenvolvimento de um método de estudo que capacita os alunos para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e diversos outros vestibulares.

Projeto Alicerce para adultos
Apesar de frequentemente relacionada à infância e à adolescência, a educação também tem potencial transformador na vida adulta, especialmente em um país como o Brasil, que enfrenta grandes déficits educacionais. Por isso, o Projeto Alicerce atua com adultos das seguintes maneiras:

- auxiliando na progressão de carreira, já que as lacunas educacionais são a principal barreira para a evolução profissional dessas pessoas. Por isso, o programa trabalha com reforço da leitura, da escrita, do pensamento matemático e da adaptação digital, oferecendo aos estudantes um ambiente seguro para se desenvolverem;

- melhorando a performance e a autoestima, tornando os alunos capazes de construírem seus próprios projetos de vida, traçarem seus objetivos e criarem planos de ação rumo aos seus objetivos;

- proporcionando educação digital e desenvolvendo habilidades para o mercado de trabalho, preparando os alunos para usarem as tecnologias a seu favor e, assim, se diferenciarem no mercado de trabalho;

- preparando para o ensino superior, especialmente para as provas do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e o ENEM, além de outros vestibulares.

Projeto Alicerce e APETI

Um projeto educacional tão importante não poderia estar fora da atuação da APETI, uma associação sem fins lucrativos que acredita que a educação e o desenvolvimento profissional são protagonistas na transformação da sociedade.

No nosso polo do Projeto Alicerce, garantimos o ensino e as ferramentas necessárias para que nossos estudantes ingressem e prosperem no mercado de trabalho de tecnologia, que está em constante expansão e com cada vez mais oportunidades para pessoas de todas as idades e gêneros.

Se você quer saber mais sobre o projeto ou quer se tornar um padrinho, acesse o nosso site e entre em contato conosco. Agora, se quer ficar por dentro de tudo que acontece dentro do nosso programa, siga nosso perfil no Instagram.

#projeto alicerce

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.