De iniciante a especialista: como o Projeto Alicerce está formando os talentos do futuro!
16 de agosto de 2023
O Projeto Alicerce é uma das iniciativas impulsionadas pela APETI que contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de crianças, jovens e adultos.
A educação é a principal ferramenta para transformar vidas. Essa é uma ideia que pode parecer clichê. Mas, na prática, é possível ver como o conhecimento garante oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e, consequentemente, tem o potencial de fazer a sociedade evoluir.
É por isso, e pela missão de transformar a região de Rio Preto por meio da Tecnologia da Informação (TI) , que a APETI é parceira do Projeto Alicerce. O programa é uma importante iniciativa que oferece educação de qualidade e acessível para crianças, jovens e adultos de todo o Brasil, com o objetivo de transformar o cenário educacional do país.
Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre o Projeto Alicerce e entender como ele está transformando os talentos do nosso futuro. Continue a leitura e fique por dentro!
Sobre o Projeto Alicerce
O Projeto Alicerce teve início em 2018 e foi criado com o objetivo de transformar o cenário educacional brasileiro por meio da garantia de um ensino de qualidade e acessível para pessoas de todas as idades. Afinal, a grande desigualdade social e econômica do nosso país leva diretamente a um déficit na educação.
Para entender esse déficit, basta ver os números. Segundo um levantamento da Unicef, no fim de 2022, o Brasil tinha 11% de crianças e adolescentes, com idades entre 11 e 19 anos, fora do ambiente escolar, ou seja, cerca de 2 milhões de jovens.
Sabendo disso, o Projeto Alicerce propõe uma metodologia de aprendizagem que abrange pessoas de todos os níveis: de iniciante a especialista. Assim, a iniciativa já impactou a vida de mais de 25 mil alunos em quase 200 polos educacionais espalhados pelo Brasil, com presença em mais de 20 estados. O Projeto Alicerce da APETI é um desses polos, responsável por atender estudantes do ensino médio que têm mais de 15 anos.
De iniciante a especialista
Conforme mencionamos, o Projeto Alicerce conta com metodologias de aprendizagem estruturadas, que visam desenvolver crianças, adolescentes e adultos com as competências essenciais para o mercado de trabalho. Para isso, o programa combina aspectos teóricos e práticos da educação, proporcionando aos estudantes as ferramentas necessárias para ter sucesso no mundo profissional.
Projeto Alicerce para crianças
A educação é a base para que as crianças se desenvolvam e garantam um futuro brilhante tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Por isso, o Projeto Alicerce investe em quatro pilares fundamentais para aprimorar a aprendizagem desses estudantes:
- trabalho com reforço nas principais disciplinas escolares (português e matemática) para despertar a paixão pelo conhecimento e desenvolver a base escolar de forma quatro vezes mais rápida;
- introdução de habilidades socioemocionais, competências essenciais para toda a vida;
- um lugar seguro para que os pais possam deixar os filhos e onde eles vão, ao mesmo tempo, desenvolver habilidades técnicas e comportamentais importantes;
- educação personalizada para as necessidades de cada criança, valorizando e respeitando o tempo de aprendizagem de cada uma delas e com planos de estudos individualizados para que elas aprendam mais rapidamente.
Projeto Alicerce para adolescentes
Durante a adolescência, muitos jovens se afastam da escola ou têm pouco interesse na educação. Porém, essa é uma fase da vida fundamental para o desenvolvimento de habilidades e para a formação desses adolescentes como cidadãos e profissionais qualificados. Por isso, o Projeto Alicerce se apoia em quatro pilares:
- projetos de desenvolvimento de vida, ensinando os caminhos necessários para que esses adolescentes alcancem seus objetivos, sejam eles uma vaga em uma universidade ou o primeiro emprego;
- fortalecimento socioemocional, habilidade fundamental para que esses estudantes tenham condições de enfrentar os desafios da vida adulta e tomar decisões de maneira independente, consciente e responsável.
- abertura de portas para o mercado de trabalho, por meio de parcerias de empresas com a Cooperativa Alicerce, criando mais oportunidades para esses estudantes em todo o Brasil;
- planos de vestibular, por meio do desenvolvimento de um método de estudo que capacita os alunos para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e diversos outros vestibulares.
Projeto Alicerce para adultos
Apesar de frequentemente relacionada à infância e à adolescência, a educação também tem potencial transformador na vida adulta, especialmente em um país como o Brasil, que enfrenta grandes déficits educacionais. Por isso, o Projeto Alicerce atua com adultos das seguintes maneiras:
- auxiliando na progressão de carreira, já que as lacunas educacionais são a principal barreira para a evolução profissional dessas pessoas. Por isso, o programa trabalha com reforço da leitura, da escrita, do pensamento matemático e da adaptação digital, oferecendo aos estudantes um ambiente seguro para se desenvolverem;
- melhorando a performance e a autoestima, tornando os alunos capazes de construírem seus próprios projetos de vida, traçarem seus objetivos e criarem planos de ação rumo aos seus objetivos;
- proporcionando educação digital e desenvolvendo habilidades para o mercado de trabalho, preparando os alunos para usarem as tecnologias a seu favor e, assim, se diferenciarem no mercado de trabalho;
- preparando para o ensino superior, especialmente para as provas do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e o ENEM, além de outros vestibulares.
Projeto Alicerce e APETI
Um projeto educacional tão importante não poderia estar fora da atuação da APETI, uma associação sem fins lucrativos que acredita que a educação e o desenvolvimento profissional são protagonistas na transformação da sociedade.
No nosso polo do Projeto Alicerce, garantimos o ensino e as ferramentas necessárias para que nossos estudantes ingressem e prosperem no mercado de trabalho de tecnologia, que está em constante expansão e com cada vez mais oportunidades para pessoas de todas as idades e gêneros.
Se você quer saber mais sobre o projeto ou quer se tornar um padrinho, acesse o nosso site e entre em contato conosco. Agora, se quer ficar por dentro de tudo que acontece dentro do nosso programa, siga nosso perfil no Instagram.
#projeto alicerce

Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.

Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos