Melhor que pastel
5 de março de 2024

O problema é que sair por aí gritando sobre um produto ou um serviço não é o melhor jeito de construir uma marca. E como tem muita gente fazendo a mesma coisa, o barulho fica cada vez maior e os desafios para chamar a atenção só aumentam

por Flaviana Ribeiro

Vender pastel. Eis um dos maiores desafios de quem atua com Marketing. Quando eu comecei a trabalhar, há pouco mais de 20 anos, o mundo online ainda era mato. Mato alto, diga-se de passagem. Aí o tempo passou, a paisagem mudou e eu aprendi a usar automação e inteligência artificial.

Mas esse não é outro artigo sobre IA. Nosso tema aqui é pastel. Barraca de feira, todo mundo gritando. Tem dia que você nem quer comer pastel, mas o cara da barraca ganha no grito, na insistência. O pastel até é gostoso, mas se você andar mais um bocadinho acha outra barraca, outra feira, outro pastel e gente gritando ainda mais alto.

Essa é basicamente a rotina de alguns profissionais de marketing. O problema é que sair por aí gritando sobre um produto ou um serviço, não é o melhor jeito de construir uma marca. E como tem muita gente fazendo a mesma coisa, o barulho fica cada vez maior e os desafios para chamar a atenção só aumentam.

Foi para fugir da gritaria generalizada e oferecer algo mais que “só pastel” que criamos, há dois anos, a pasta de Comunicação & Marketing (C&M) da Apeti. Com 20 anos de história, a Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação de Rio Preto e região queria ser reconhecida também por quem não era do setor.

Aqui vale uma explicação. A exemplo de outras diretorias da Apeti, a área de C&M é voluntária. Aliás, a associação é baseada na união de muitos voluntários. Gente com objetivos em comum. Assim, quando recebi o convite para assumir a pasta, entendi que nossa missão ali não era (definitivamente!) vender pastel. Nós iríamos estabelecer conexões.

Ao longo dos últimos dois anos, nos dedicamos a compreender quem estava ao nosso lado: associados, diretores, comunidade, parceiros, governo, imprensa, organizações e redes diversas. E este é outro ponto importante de um trabalho sério e comprometido com resultados: o tempo. Você pode fritar um pastel em poucos segundos, mas um prato bem-feito, elaborado e único, requer tempo, conhecimento e técnica.

Por isso, no próximo mês de março, ao iniciar um novo ciclo da área de C&M da Apeti, começamos a colher frutos. Nosso site conquistou espaço e é uma referência de conteúdo, com mais de três mil acessos por mês. Ampliamos nossos canais de contato com os associados, nos reaproximamos da imprensa e nos tornamos fonte constante de consulta e publicações.

Além dos eventos tradicionais da associação, consolidamos a comunicação do Rio Preto Tech Summit, o maior evento de tecnologia do interior. Lançamos a primeira temporada do Apeti Cast e um dos nossos maiores orgulhos, um documentário sobre as duas décadas da Apeti.

Parece muito, mas é só o começo. Poque no final das contas, o que realmente faz barulho no Marketing são as relações que construímos, a paixão que colocamos naquilo que fazemos e a excelência que perseguimos. Um tripé que há 20 anos sustenta a história da Apeti.


Flaviana Ribeiro, Diretora de Comunicação & Marketing da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)

https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/melhor-que-pastel-1.1943184


Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.