Aeroporto de São José do Rio Preto ativa Wi-Fi 7 na faixa de 6GHz
2 de setembro de 2024

O aeroporto de São José do Rio Preto, no interior do Estado de São Paulo, é o primeiro do Brasil a implementar o Wi-Fi 7, a partir de uma iniciativa conjunta das empresas Wztech, Sinal BR e R3SS.

O projeto conta ainda com o apoio da rede de aeroportos ASP, da Prefeitura da cidade, através da secretaria de Desenvolvimento, da Secretaria de Planejamento, de Ciência e Tecnologia e ainda da Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti) e da Associação Brasileira de Internet (Abranet).


Para essa fase de implantação estão sendo instalados três Access Points (APs) RUCKUS modelo R770, já homologados pela Anatel, na área de embarque do aeroporto. Esses APs foram estrategicamente posicionados para cobrir a área com maior concentração de passageiros, suportando até 500 usuários simultaneamente.


“A ativação da tecnologia Wi-Fi 7 no Aeroporto de São José do Rio Preto inaugura uma alternativa tecnológica inédita no Brasil e demonstra que o alinhamento entre fabricantes, provedores locais, administradores aeroportuários e gestores públicos, sob um ambiente regulatório equilibrado, é capaz de acelerar o desenvolvimento da conectividade no país. A Abranet apoia e incentiva iniciativas desta natureza com o uso livre da faixa completa de 6 GHz em toda a cadeia de valor da Internet brasileira", afirmou Eduardo Neger, da Abranet.


A implantação do Wi-Fi 7 é considerada estratégica para o Brasil, não apenas pela melhoria dos serviços de internet, mas também pela competitividade frente a projetos de redes 5G. Ambas as tecnologias podem coexistir e se complementar, especialmente com a utilização da nova faixa de 1200 MHz dentro da faixa de 6 GHz, liberada pela Anatel. Essa sinergia entre Wi-Fi 7 e 5G tem o potencial de transformar a infraestrutura de telecomunicações no país, oferecendo maior flexibilidade e eficiência em diversos setores.


Entre os benefícios do Wi-Fi 7 estão a menor latência e o suporte a mais dispositivos conectados simultaneamente, sem perda de desempenho. Isso é especialmente importante em ambientes como aeroportos, onde há uma alta concentração de usuários e dispositivos. O Wi-Fi 7 também introduz a modulação de alta ordem 4K-QAM, que aumenta a eficiência do espectro e melhora a taxa de transferência de dados, proporcionando uma experiência de internet ultrarrápida.


Dispositivos modernos, como o Samsung Galaxy S24 Ultra e o iPhone 15, são compatíveis com essa nova tecnologia e poderão aproveitar ao máximo as velocidades oferecidas. Para garantir essa conectividade robusta, os APs estão conectados à rede através de switches de 2.5 Gbps, e o link de internet completo será de 10 Gbps, permitindo uma banda média por usuário significativamente alta.

Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.
Por Gerson Pedrinho 19 de agosto de 2025
Nos dias 6 e 7 de agosto, São José do Rio Preto respirou tecnologia e inovação. A quarta edição do Rio Preto Tech Summit, promovida pela APETI – Associação de Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação, mostrou por que já é considerado o maior encontro do setor no interior paulista.
Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.
Por Apeti CPL 17 de junho de 2025
Curso gratuito de tecnologia abre inscrições para jovens de escolas públicas de Rio Preto; veja como participar
Por João Paulo Rodrigues 4 de junho de 2025
Vivemos em uma era que nos pressiona a buscar o novo a todo instante. A inovação virou mantra, e a velocidade, critério quase absoluto de sucesso. Mas entre apelos por reinvenção constante e promessas de soluções mágicas para problemas complexos, sigo acreditando em um princípio simples: tudo que tem valor resiste ao tempo.