No mundo dos negócios, especialmente das startups, as ideias têm muito valor. Isso porque elas podem impulsionar transformações importantes na vida de determinadas pessoas ou mesmo de toda a população.
No entanto, ter a ideia é apenas o primeiro passo. Para que ela seja capaz de provocar mudanças e evoluções, é preciso colocá-la em prática. E para que isso seja possível, é necessário convencer as pessoas ao seu redor – aquelas que te ajudarão nessa tarefa – de que ela é válida e tem força. É aí que entra o pitch!
Neste texto, vamos te explicar o que é esse conceito, a importância dele para o mundo do empreendedorismo e como fazer um pitch. Quer saber mais? Então, continue a leitura!
O que é pitch
No mundo do empreendedorismo (que é o nosso foco aqui), "pitch" é o nome dado a uma apresentação curta e persuasiva feita por um empreendedor, geralmente com o objetivo de atrair investidores, clientes ou parceiros para uma ideia de negócio.
No entanto, é importante destacar que, embora mais comum nesse segmento, o pitch pode ser aplicado em diversas situações que envolvem a “venda” de uma ideia: uma entrevista de emprego (nela, é preciso que você saiba como “se vender”); um trabalho de escola ou faculdade; entre muitas outras situações. Em outras palavras, a ideia do pitch é convencer os espectadores sobre aquilo que está sendo dito.
Não existe uma regra que defina exatamente como essas apresentações devem acontecer. Porém, por padrão, elas são rápidas (geralmente, entre cinco e dez minutos) e devem transmitir os pontos principais da proposta de forma clara, envolvente e convincente.
No fim, um bom pitch vai envolver uma série de fatores, que vão desde a ideia que está sendo vendida até a forma como ela é apresentada. Por isso, confira nossas dicas a seguir!
Como fazer um pitch com 10 dicas
Como mencionamos, não basta ter uma ótima ideia. É preciso saber vendê-la para as pessoas interessadas, para que, assim, ela possa ser colocada em prática. Sabendo disso, separamos dez dicas fundamentais para um pitch de sucesso. Confira:
1. Conheça seu público
Em qualquer tipo de apresentação, o foco está em atrair o público, seja ele formado por 1, 2 ou 20 pessoas. Por isso, o primeiro passo é entender quem são as pessoas para as quais você vai falar – no caso de uma ideia de negócio, entenda quem são os potenciais investidores, futuros clientes ou parceiros.
Para isso, pesquise sobre esse público: seus interesses, necessidades e até receios. Isso permitirá que você adapte sua apresentação de acordo com o perfil dele, tornando-a mais relevante e convincente.
Afinal, lembre-se: você conhece bem a sua ideia, o alvo do seu pitch, não. Por isso, é seu dever fazer com que a proposta seja entendida!
2. Deixe claro o valor da sua ideia
Entenda: todo negócio ou ideia existe para resolver um problema ou uma dor de alguém. Sabendo disso, tenha clareza ao explicar qual é o problema que o seu negócio resolve.
Assim, concentre-se em comunicar os benefícios e impactos positivos que sua ideia pode trazer. Além disso, tenha certeza de que seu público será capaz de entender como sua proposta é diferente e melhor se comparada às demais alternativas existentes.
3. Use o poder de uma boa história
O uso do storytelling – uma técnica de contação de histórias – é uma boa alternativa para ajudar a ilustrar as soluções que a sua ideia, seu produto ou sua empresa vai oferecer, seja a história real ou não.
Isso acontece porque as pessoas se conectam melhor com histórias. Portanto, use uma narrativa envolvente para transmitir sua visão e a jornada do seu negócio. Mas cuidado para não se estender ou exagerar! A história deve ser interessante e breve, com o intuito apenas de ajudar o público a visualizar melhor uma cena ou um momento.
4. Seja conciso
Uma apresentação curta não significa uma apresentação rasa. Em contrapartida, uma apresentação longa e complexa pode fazer com que seu público perca a atenção.
Sendo assim, faça um pitch curto e que vá direto ao ponto. Entre em detalhes apenas em relação às questões mais importantes (levando em conta o público-alvo) e evite uma linguagem cansativa e pesada. Clareza e concisão são suas melhores aliadas!
5. Apresente dados e evidências
Como falamos, não precisa ficar entrando em detalhes durante a sua apresentação. No entanto, ter dados, fontes e estudos que embasem seus argumentos ajuda a transmitir autoridade e confiança em relação ao que está sendo dito.
Porém, é importante lembrar: não transforme sua apresentação em uma chuva de números e porcentagens. Use os dados para reforçar seus argumentos, com estatísticas relevantes, pesquisas de mercado, resultados de testes ou depoimentos de clientes satisfeitos.
6. Apresente o seu time
Se você possui um time que trabalha ao seu lado no desenvolvimento da ideia em questão, essa é a hora de destacar as habilidades e as experiências-chave da equipe que existem por trás do que está sendo apresentado.
Pessoas investem em pessoas, então mostre por que sua equipe é qualificada e capaz de levar o projeto adiante. Isso inclui mencionar qualquer experiência anterior de sucesso ou conquistas relevantes, assim como traços de personalidade e hobbies (novamente, dependendo do seu público).
Ao mesmo tempo, se você não contar com uma equipe, lembre-se de se apresentar também.
7. Prepare-se e pratique
Se você quer saber como fazer um pitch, preste atenção nesta dica!
Mesmo que você seja um ótimo orador, não subestime a importância de uma excelente preparação. Domine o conteúdo da sua apresentação, mas evite decorar um script (ninguém quer assistir a uma apresentação robotizada!).
Familiarize-se com os pontos principais e ensaie para chegar com uma confiança natural na hora de apresentar. Vale também pedir opiniões e feedbacks de outras pessoas durante esses ensaios, de modo a melhorar e refinar o seu pitch.
8. Use recursos visuais
O mais importante é o conteúdo, mas não deixe de lado a importância dos recursos visuais. Afinal, como diz o ditado, “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Portanto, utilize slides ou outros recursos visuais, como imagens, vídeos e artes para complementar sua apresentação, mas não os sobrecarregue com informações. Mantenha-os simples, visualmente atraentes e use-os para ilustrar pontos importantes.
9. Seja autêntico
Como falamos acima, pessoas investem em pessoas. Por isso, é importante você transmitir autenticidade, afinal quem está por trás da ideia (seja uma pessoa ou um grupo) também é parte do pitch.
Então, seja você mesmo e demonstre confiança na sua ideia e na sua apresentação. Seja autêntico, apaixonado e transmita entusiasmo pelo seu negócio. Acredite na sua proposta e transmita essa confiança para o público.
10. Encerre com um chamado à ação
No marketing, existe um conceito chamado “call-to-action” (ou CTA), que é nada menos do que uma chamada para alguma ação. Essa estratégia é amplamente utilizada em diversos formatos de comunicação: blog posts (como este aqui!), e-mails marketing e até apresentações orais, como é o caso.
Portanto, termine o seu pitch com um convite claro e específico ao público. Seja um pedido de investimento, um convite para uma reunião de follow-up ou qualquer outra ação desejada, certifique-se de que as pessoas que estão te ouvindo saibam qual é o próximo passo.
Fique por dentro!
Neste texto, te mostramos dez dicas importantes sobre como fazer um pitch. Agora, desejamos a você boa sorte na sua missão e reforçamos o quão importante é você se manter informado sobre o mercado de negócios, investimentos etc.
Por isso, fique ligado no blog da APETI. Aqui, você confere muitos conteúdos úteis para você evoluir profissionalmente.
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