Conheça 7 áreas de TI em alta e saiba em qual atuar
17 de outubro de 2023

Conheça as sete áreas de TI que estão com tudo no mercado e saiba como começar a sua carreira nesse segmento tão promissor!

A área de Tecnologia da Informação (TI) é uma das que mais vem recebendo destaque no mercado de trabalho nos últimos anos, devido à explosão de inovações digitais que temos vivenciado. Isso, além de valorizar os profissionais que já estão no setor, tem criado novas demandas e, consequentemente, novas oportunidades para o desenvolvimento de carreiras.

Esse cenário, somado ao fato de que há diversas áreas de TI existentes, pode tornar difícil a escolha dos profissionais que querem ingressar, se desenvolver ou assumir novos desafios profissionais no mundo tech.

Sabendo disso, preparamos este texto com tudo que você precisa saber sobre o mercado de trabalho de Tecnologia da Informação e sobre as principais áreas de TI em alta para atuar. Quer ficar por dentro? Então, continue a leitura!

O que é a área de TI?
Assim como a tecnologia vem mudando muitas coisas no decorrer dos últimos anos, o setor de Tecnologia da Informação também tem passado por uma revolução. Antes, os profissionais desse segmento atuavam mais especificamente com o desenvolvimento de softwares e a prestação de suporte para computadores.

Hoje, isso é muito mais amplo: podemos dizer que as áreas de TI dizem respeito ao conjunto de atividades relacionadas à gestão, ao desenvolvimento, à implementação e à manutenção de sistemas de computadores, redes de comunicação, hardwares, softwares e dados. Assim, o setor de TI desempenha papel fundamental em praticamente todos os setores da economia e das relações sociais modernas.

Como está o mercado de TI?

Conforme mencionamos, à medida que a tecnologia está cada vez mais inserida na nossa rotina, tanto no âmbito pessoal como no profissional, o mercado das áreas de TI também vai ficando mais amplo, especializado e com novas demandas.

No Brasil, assim como em outros países do mundo, essa explosão tecnológica cria uma série de oportunidades para quem trabalha nesse segmento, ao mesmo tempo em que exige cada vez mais profissionais e qualificação.

Para se ter ideia dessa demanda, segundo um levantamento do Google, o Brasil terá um déficit de mais de 500 mil profissionais nessa área nos próximos anos, comparando a quantidade de estudantes que irão se formar até 2025 e a demanda por novos talentos.

No entanto, mesmo com esse déficit, o mercado brasileiro de TI ainda se mantém muito poderoso. Uma projeção divulgada pela IDC Brasil indica que o setor deve movimentar mais de US$ 80 bilhões em 2023, apresentando um crescimento de 5% em relação ao ano anterior.

Quais são as áreas de TI em alta?
Como você viu acima, o mercado de TI está aquecido e serão necessários milhares de profissionais para suprir toda a demanda disponível nos próximos anos. Mas, talvez você esteja pensando: quais são as áreas de TI mais promissoras? Em qual delas devo apostar?

Essa é uma dúvida comum, especialmente para quem ainda não está inserido nesse mercado. Por isso, vamos te mostrar, agora, as áreas de TI que estão em alta atualmente e nas quais você deve ficar de olho. Confira!

Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML)
Inteligência Artificial e Machine Learning (ou “aprendizado de máquina”) são conceitos aplicados em uma ampla gama de contextos, desde assistentes virtuais e chatbots até diagnósticos médicos, análises de dados e automações de processos. Aliás, desde o final de 2022, o uso da Inteligência Artificial nas empresas tem gerado cada vez mais debates e oportunidades.

Ciência e análise de dados avançada
Vivemos na era da informação, portanto entender e analisar essas informações em formato de dados se torna uma tendência cada vez mais importante, com um foco crescente em análises avançadas e big data para tomadas de decisões estratégicas.

Segurança da informação
Com o aumento das ameaças em ambientes digitais, a segurança da informação tem recebido cada vez mais olhares no mercado. Isso porque nesse cenário, muitas empresas ficam expostas aos perigos do uso de dispositivos conectados e podem sofrer grandes prejuízos em casos de ataques, como ransomwares. Sendo assim, a cibersegurança e a demanda por especialistas nessa área seguem em alta.

Computação em nuvem
Com o uso cada vez maior de dados e informações, a migração para armazenamentos em nuvem, como AWS, Azure e Google Cloud, é uma tendência contínua, já que cada vez mais as empresas encontram vantagens nesse movimento. Portanto, arquitetos de nuvem e engenheiros de DevOps estão sendo muito valorizados.

Desenvolvimento de aplicativos móveis/web
O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e web continua a ser uma área com muito potencial, já que as empresas percebem cada vez mais a importância da presença no universo online. Vale lembrar que somente no Brasil, por exemplo, existem mais de 250 milhões de smartphones.

Internet das Coisas (IoT)
O conceito de IoT está se expandindo rapidamente, conectando dispositivos e coletando dados em todos os setores imagináveis, como saúde, automotivo, agricultura e cidades inteligentes — uma das próximas grandes revoluções.

Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)
A Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são tecnologias que parecem coisas do futuro, mas são cada vez mais parte da nossa realidade. Ambas já chegaram em muitas indústrias e segmentos, como jogos, treinamentos, design, arquitetura e saúde, além de receberem investimentos massivos de redes sociais e outras ferramentas de entretenimento.

Como se preparar para o mercado?

Como você viu, existem muitas áreas de TI que estão precisando de novos profissionais e que serão oportunidades em empresas de quase todos os segmentos — não apenas aqueles relacionados à tecnologia — nos próximos anos. As áreas de TI estão em constante evolução, devido aos avanços tecnológicos e às novas demandas das organizações.

Então, para entrar nesse mercado e se tornar um profissional de TI requisitado, é preciso estar atualizado com as tendências mais recentes e continuar aprendendo constantemente. Por isso, preparamos um texto completo sobre as principais habilidades de um bom profissional de Tecnologia da Informação para você. Confira!

#áreas de TI

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.