Indústria 4.0: o que é, como funciona e impactos na sociedade
28 de setembro de 2022

Muitas das novidades tecnológica que ouvimos no passado, hoje são realidades, como na Indústria 4.0. Saiba mais sobre a Indústria 4.0: o que é, como funciona e os impactos na sociedade.

Muitas das novidades tecnológicas que ouvimos no passado, como inteligência artificial e nuvem de armazenamento, por exemplo, hoje são realidades. Não apenas na nossa rotina, mas também na produção, como na Indústria 4.0. Mas o que é esse termo?

Ela está sendo considerada por especialistas como a quarta Revolução Industrial. Vale lembrar que a terceira revolução aconteceu lá em 1950, também quando houve uma série de evoluções tecnológicas no mundo.

Quer saber mais sobre a Indústria 4.0, o que é, como funciona e os impactos na sociedade? Continue acompanhando o texto até o fim!

Indústria 4.0: o que é?
De tempos em tempos, a humanidade dá os seus saltos tecnológicos. Foi assim com os primeiros computadores, a internet, os smartphones. Além de facilitar a nossa vida, a tecnologia serve também para agilizar processos nas fábricas. E é aí que surge a indústria 4.0.

A chamada 4ª revolução industrial traz em sua bagagem todas as inovações tecnológicas desenvolvidas nos últimos anos. O principal desafio é otimizar a produção, potencializando os lucros das empresas - tudo por meio da automação.

Assim, as máquinas conseguem operar de maneira mais inteligente, eficiente e autônoma. A intenção nesta nova era é otimizar os acertos, gerando ainda mais lucro e reduzindo as chances de erros.

Para chegar a este nível de automação industrial é necessária a integração entre diferentes tecnologias. Dentre elas, por exemplo, podemos citar as tecnologias físicas (no caso, a robótica) e também as virtuais, como a inteligência artificial. Mas além disso, os novos sistemas usam:

-big data;
-armazenamento de nuvem;
-internet das coisas;
-realidade aumentada;
-machine learning.

Mas como ela funciona na prática? E quais os efeitos dela na sociedade? É o que você vai acompanhar agora!

Como a Indústria 4.0 funciona na prática?
Imagine uma fábrica de automóveis com todo o processo automatizado. Máquinas, programas e pessoas conectadas. Se antes isso até já acontecia, mas as máquinas não eram tão inteligentes e o processo falho, imagine quando contamos com uma rede inteligente.

As máquinas, os sistemas e as pessoas trabalhando em uma cadeia produtiva onde não é só possível automatizar tudo, mas também evitar falhas nas etapas. Isso traz uma eficiência enorme para a indústria, criando mais agilidade e diminuindo as despesas.

O big data e a inteligência artificial talvez sejam as grandes chaves desta mudança. A geração de dados, muitas vezes em tempo real, traz informações claras para as tomadas de decisões.

Já a inteligência artificial tem a missão de fazer a máquina pensar como nós, os humanos. Assim, ela pode não só gerar dados, mas analisá-los, tomar as decisões e ainda aprender com tudo o que faz. O big data traz as informações e a IA interpreta e define.

A Indústria 4.0 traz vários benefícios, não só para as grandes empresas, mas também para as médias e pequenas. Dentre as principais vantagens, podemos citar:

-maior competitividade;
-mais eficiência;
-redução de erros;
-menos despesas;
-aumento da segurança;
-maior margem de lucro.

Quais os impactos para a sociedade?
Quando falamos em revolução, não dá para esquecer dos impactos, seja os positivos e também os negativos. Com a Indústria 4.0 não é diferente e as mudanças vão ocorrer tanto na forma de consumo, como no mercado de trabalho.

Dentre os impactos positivos, o principal estaria no processo industrial em si, mais eficiente e sustentável. Isso diminui o desperdício e faz o uso dos recursos ser mais assertivo.

Além disso, o processo de produção poderá ser mais coerente com as necessidades do cliente. Assim, haverá menos rejeição aos produtos e contratempos na fabricação.

Outro ponto é como o mercado de trabalho irá lidar com esta situação no futuro. Novas demandas vão surgir e outras deixarão de existir. A mão de obra terá de ser mais qualificada e isso poderá acabar reduzindo a demanda por um quadro de funcionário amplo.

Conclusão
Você viu neste post mais sobre a Indústria 4.0, o que é e como ela funciona na prática. A APETI é a Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação. Ela atua no Estado de São Paulo como uma catalisadora, trazendo a tecnologia da informação como protagonista na transformação da sociedade.

Se você ficou interessado em mais assuntos relacionados, convidamos para ler este sobre o impacto econômico das edtechs.

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.