Apeti inaugura Centro de Inovação Compartilhado
8 de abril de 2022

Espaço fica dentro do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto

A Apeti inaugurou, no dia 6 de abril, a sua nova sede, denominada Centro de Inovação Compartilhado, que fica no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto. O intuito do espaço é fomentar a tecnologia, colaborando para que a cidade se torne um polo tecnológico. Para isso, o Centro contará com eventos, sessões de mentoria, grupos de discussão técnica e programas de inovação direcionados a startups.

A solenidade contou com palestra do Dr. Demi Getschko, considerado o pai da Internet Brasileira, com a sessão “Portas Abertas”, com tour pelo Centro de Inovação Compartilhado Apeti e com um delicioso Happy Hour.

Em sua palestra, Dr. Demi Getschko explicou sobre o surgimento da internet e apresentou a evolução dela nos últimos 53 anos. Entre os temas abordados, estiveram a Internet das Coisas, o Big Data, a Inteligência Artificial e o IPv6 (versão mais atual do Protocolo de Internet).

Na sequência, foi a vez de a diretoria realizar o Portas Abertas 2022. Marcelo Lorencin, presidente da Apeti, e Gerson Pedrinho, vice-presidente, apresentaram a diretoria do biênio 22/23, comentaram sobre as mudanças nas categorias de associados da associação e divulgaram a agenda de ações deste ano. “Hoje, temos associados de esferas que vão além das empresas de TI, já que a transformação digital está em tudo”, destacou Lorencin. Para Pedrinho, todas as ações da entidade convergem em um só ponto: juntos somos fortes. “Entendemos que ecossistema é isso”, declarou.

O Deputado Itamar Borges, responsável pela Emenda Parlamentar, no valor de R$200 mil reais, que viabilizou a construção do Centro de Inovação Compartilhado, também prestigiou o evento. “O setor de Tecnologia da Informação foi um dos que mais cresceu na pandemia, porém faltam profissionais. Por isso, me coloco à disposição da associação para continuar participando desses avanços, trazendo cada vez mais investimentos e capacitação”, afirmou.

Orlando Bolçone, vice-prefeito e um dos principais responsáveis pela concretização do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, reforçou a importância de o Parque abrigar um Centro de Inovação Compartilhado: “Esse é um dia histórico para Rio Preto. Estamos nos preparando para alçar grandes voos. Ver esse local cheio, com empresas, startups e profissionais juntos, é sinal de que estamos indo pelo caminho certo”.

O evento também contou com a presença do prefeito, Edinho Araújo, que apontou a relevância do trabalho feito pela Apeti. “É fundamental que o poder público e a iniciativa privada estejam juntos, unindo esforços e ligando a inteligência. Rio Preto é uma cidade que está sempre aberta àqueles que querem inovar e gerar emprego e acreditamos que inovação, criatividade e tecnologia são o caminho”, disse.

Sobre a Apeti

A Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2003, em São José do Rio Preto (SP), com o objetivo de fomentar o setor de negócios de Tecnologia da Informação, colaborando para o crescimento da área e o desenvolvimento econômico da cidade e região.

Metas do Centro de Inovação Compartilhado Apeti:

• Impactar a cidade, fomentando a tecnologia e colaborando com o crescimento do setor;

• Promover a discussão e a adoção de novas tecnologias nos negócios, aproximando grupos de estudos independentes, parceiros e empresas;

• Promover a troca de boas práticas, metodologias e processos entre colaboradores das empresas associadas à Apeti e empresas do APL TIC (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação);

• Aproximar pequenas empresas e startups de empresas maduras do APL TIC, tanto para geração de novas oportunidades, como para compartilhamento de boas práticas;

• Ser um centro de promoção de treinamento e desenvolvimento para as empresas do APL TIC;

• Atrair e desenvolver novas empresas do setor e de outros segmentos de base tecnológica para o ecossistema de inovação do Parque.


Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.