Sua empresa está preparada para inovação?
5 de abril de 2022

A estratégia competitiva das empresas está diretamente relacionada a sua capacidade de responder ao mercado. Em um mundo cada vez mais volátil, onde novas tecnologias, como: 5G, Iot, Metaverso, IA, surgem rapidamente, os líderes precisam de ferramentas para se destacarem no futuro.

A estratégia competitiva das empresas está diretamente relacionada a sua capacidade de responder ao mercado. Em um mundo cada vez mais volátil, onde novas tecnologias, como: 5G, Iot, Metaverso, IA, surgem rapidamente, os líderes precisam de ferramentas para se destacarem no futuro.

Como empreendedor do setor de tecnologia, posso afirmar que a inovação não acontece na velocidade como há 10 anos. Antes, conseguíamos visualizar e avaliar com mais tranquilidade se a tecnologia deveria ser adotada ou não, sem afetar o faturamento da empresa. Com o ritmo acelerado em que vivemos hoje, as mudanças e novidades chegam de forma veloz e estão diretamente ligadas com a geração de receita. Sobrevive e ganha destaque no mercado as empresas que buscam atualizações constantes.

Muitas vezes, inovação não significa trabalhar com coisas intangíveis e distantes da sua realidade. Inovar tem relação com ferramentas simples, como, por exemplo, fazer uma renovação do parque tecnológico, implantar aplicativos de conectividade ou, até mesmo, criar políticas e processos de segurança da informação. Para avançar na transformação digital, os negócios devem pensar e mapear com precisão qual é a maturidade tecnológica da empresa. Pontuar onde estão os gargalos e o que pode ser otimizado com soluções simples de tecnologia.

É como a construção de um prédio: a base é o mais importante para poder suportar os outros itens. Ter uma fundação de recursos tecnológicos sólidos na sua empresa, como dispositivos de alto desempenho, atualizações de sistemas constantes, servidores e redes protegidos, facilitam a implantação de novas tecnologias para que seu negócio continue avançando na transformação digital.

Se as empresas puderem tomar decisões rápidas e melhorar continuamente seus produtos e serviços por meio da tecnologia, elas conseguirão ultrapassar seus concorrentes. Nesse cenário, a tecnologia é mais do que a cereja do bolo, ela é o centro da engrenagem da transformação.



por Gustavo Arroyo - Conselheiro estratégico da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).

Por Apeti 27 de outubro de 2025
O fortalecimento de políticas públicas voltadas à juventude exige colaboração institucional, alinhamento estratégico e ações capazes de gerar impacto real.
Por Gabriel Ferrari 14 de outubro de 2025
Vivemos em uma era em que digitalização, automação e inteligência de dados deixaram de ser vantagem competitiva e se tornaram questão de sobrevivência empresarial.
Por Assessiva 2 de outubro de 2025
A Casa do Empreendedor foi inaugurada em Olímpia na tarde desta terça-feira (30), em cerimônia realizada na Câmara Municipal e seguida de visita às novas instalações na Avenida Aurora Forti Neves. O espaço integra o programa “Olímpia + Empreendedora” e reúne, em um só endereço, serviços de orientação, crédito, capacitação e inovação para micro e pequenos negócios.
Por Connected Smart Cities 25 de setembro de 2025
A mais recente edição do Ranking Connected Smart Cities colocou São José do Rio Preto entre as 50 cidades mais inteligentes do Brasil — um salto expressivo de 39 posições em relação ao ano anterior.
Por Crédito: Agencia SP 22 de setembro de 2025
De cada 10 empresas simples de inovação no território paulista, sete estão estabelecidos na região metropolitana de São Paulo.
Por Yonei Scotelari 16 de setembro de 2025
No dia 28 de agosto, aconteceu o Fórum de Ações Sociais de Capacitação para o Trabalho no auditório do Senac Rio Preto.
Por Marina Zanurco 16 de setembro de 2025
Até mesmo na área de Recursos Humanos, a inovação tecnológica tem transformado a forma de conectar empresas e talentos, sem perder o olhar humano.
Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.