Sua empresa está preparada para inovação?
5 de abril de 2022
A estratégia competitiva das empresas está diretamente relacionada a sua capacidade de responder ao mercado. Em um mundo cada vez mais volátil, onde novas tecnologias, como: 5G, Iot, Metaverso, IA, surgem rapidamente, os líderes precisam de ferramentas para se destacarem no futuro.
A estratégia competitiva das empresas está diretamente relacionada a sua capacidade de responder ao mercado. Em um mundo cada vez mais volátil, onde novas tecnologias, como: 5G, Iot, Metaverso, IA, surgem rapidamente, os líderes precisam de ferramentas para se destacarem no futuro.
Como empreendedor do setor de tecnologia, posso afirmar que a inovação não acontece na velocidade como há 10 anos. Antes, conseguíamos visualizar e avaliar com mais tranquilidade se a tecnologia deveria ser adotada ou não, sem afetar o faturamento da empresa. Com o ritmo acelerado em que vivemos hoje, as mudanças e novidades chegam de forma veloz e estão diretamente ligadas com a geração de receita. Sobrevive e ganha destaque no mercado as empresas que buscam atualizações constantes.
Muitas vezes, inovação não significa trabalhar com coisas intangíveis e distantes da sua realidade. Inovar tem relação com ferramentas simples, como, por exemplo, fazer uma renovação do parque tecnológico, implantar aplicativos de conectividade ou, até mesmo, criar políticas e processos de segurança da informação. Para avançar na transformação digital, os negócios devem pensar e mapear com precisão qual é a maturidade tecnológica da empresa. Pontuar onde estão os gargalos e o que pode ser otimizado com soluções simples de tecnologia.
É como a construção de um prédio: a base é o mais importante para poder suportar os outros itens. Ter uma fundação de recursos tecnológicos sólidos na sua empresa, como dispositivos de alto desempenho, atualizações de sistemas constantes, servidores e redes protegidos, facilitam a implantação de novas tecnologias para que seu negócio continue avançando na transformação digital.
Se as empresas puderem tomar decisões rápidas e melhorar continuamente seus produtos e serviços por meio da tecnologia, elas conseguirão ultrapassar seus concorrentes. Nesse cenário, a tecnologia é mais do que a cereja do bolo, ela é o centro da engrenagem da transformação.
por Gustavo Arroyo - Conselheiro estratégico da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).

Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?

Vivemos em uma era que nos pressiona a buscar o novo a todo instante. A inovação virou mantra, e a velocidade, critério quase absoluto de sucesso. Mas entre apelos por reinvenção constante e promessas de soluções mágicas para problemas complexos, sigo acreditando em um princípio simples: tudo que tem valor resiste ao tempo.

Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.