O verdadeiro pote de ouro do arco-íris
28 de janeiro de 2022

Foi uma experiência de real imersão durante 3 dias na cidade do Recife. O evento reuniu representantes dos principais ecossistemas de Inovação do Brasil, com lideranças das áreas de Tecnologia, tanto nacionais, quanto internacionais. Além de reitores de universidades e secretarias de desenvolvimento das principais cidades do Brasil.

Foi uma experiência de real imersão durante 3 dias na cidade do Recife. O evento reuniu representantes dos principais ecossistemas de Inovação do Brasil, com lideranças das áreas de Tecnologia, tanto nacionais, quanto internacionais. Além de reitores de universidades e secretarias de desenvolvimento das principais cidades do Brasil.

A convite do Sebrae Rio Preto, a APETI - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação foi representar o ecossistema TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da nossa região.

Tivemos o privilégio de participar e absorver ao máximo o conteúdo do evento para trazer para Rio Preto as conexões que fizemos lá.

Josep Piquê, presidente La Salle Tecnova e Doutor em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull, que palestrou e também foi curador do evento, falou sobre os Clusters de Inovação e sua atuação diante das oportunidades do mercado.

A APETI como APL TIC (Arranjo Produtivo Local de TI) da nossa região, entende a importância de ser também um ELI (Ecossistema Local de Inovação), por isso, fomenta a inovação através das ações no Centro de Inovação Compartilhado.

A abordagem de ecossistemas locais de inovação (ELI), faz parte da estratégia nacional do Programa Brasil + Inovador, para atuar no âmbito dos municípios ou de microrregiões geográficas, na promoção do desenvolvimento local, a partir da ótica da inovação.

Ainda sobre Inovação, palestrantes como o Silvio Meira, que explana com tanta propriedade sobre o futuro digital, falou sobre seu conhecimento e comentou muito sobre a flexibilidade que as organizações precisam ter - organizações têm flexibilidade quando seus sistemas também são flexíveis.

Anna Torz da Poznan Science & Technology Park - https://ppnt.poznan.pl/en/, falou sobre os 5 ecossistemas que assim são considerados, e não 5 instituições que operam dentro do Parque na Polônia e sua abrangência com Stakeholders.

“É Essencial Adequar as Startups como se estivessem prontas para receber investimentos. Esse é um dos lemas do programa para Startups do Parque o Scale Up Champions” - https://www.scaleupchampions.com/. O programa também é voltado para Deep Tech Startps - Corporations Investment Readiness Market Discovery e deu credibilidade para as startups durante a pandemia.

Hitendra Patel do Boston Innovation Gateway - https://www.bostoninnovation.net/, falou sobre focar na capacitação de inovação. O case Study - GIMI Impact, estudo de caso de crianças, cita que nos primeiros anos de vida elas não podem fazer nada, pois são impedidas pelos pais e fala sobre o quanto isso interfere no modo de pensar quando adulto. Ela explicou sobre o programa de ensino médio do Canadá, que é diferente. A escalabilidade do fator humano é a base do ensino lá.

“As normas não podem ser mais importantes que os fins”, comentou Rodrigo Regis, do Parque Tecnológico Itaipu Brasil. Ele citou também que a tecnologia é o meio para cidades inteligentes, a desburocratização para tirar as burocracias e experimentar melhor o desenvolvimento de negócios é essencial para isso. A democratização do acesso a Infra para Estímulo ao Empreendedorismo também. “Living Lab de cidades inteligentes”, “SandBox” "Smart Vitrine", entre outros programas, colocou Foz do Iguaçu no ranking de Cidades Inteligentes.

O evento foi idealizado para promover conexões entre os ecossistemas locais de inovação do Brasil com ecossistemas internacionais de referência. Com base nas seguintes premissas:

Propósito de estimular novas visões, perspectivas e conexões que aceleram o surgimento e desenvolvimento sustentável de ecossistemas locais de inovação no Brasil.

Objetivo: Promover um ambiente de imersão em ecossistemas inovadores internacionais com dinâmicas que possibilitem inspirar, transferir tecnologia e promover acordos de cooperação internacionais.


Por Giuliano Cardozo 12 de setembro de 2025
A WZTECH, empresa sediada em São José do Rio Preto, alcançou um marco histórico no setor de infraestrutura digital ao se tornar a primeira no Brasil a fechar um grande contrato para fornecimento de equipamentos de rede do fabricante Juniper Networks (HPE Networking) com interfaces de 800 Gbps.
Por Samilo Lopes 5 de setembro de 2025
A Apeti, entidade que reúne empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Rio Preto, completa hoje 22 anos de atuação. Criada em 2003, nasceu para organizar e dar voz ao setor de TI, mas ao longo do tempo ampliou sua atuação e se consolidou como hub multissetorial, responsável por conectar empresas, fomentar parcerias e gerar impacto econômico e social na cidade.
Por Gerson Pedrinho 19 de agosto de 2025
Nos dias 6 e 7 de agosto, São José do Rio Preto respirou tecnologia e inovação. A quarta edição do Rio Preto Tech Summit, promovida pela APETI – Associação de Empresas e Profissionais de Tecnologia da Informação, mostrou por que já é considerado o maior encontro do setor no interior paulista.
Por Samilo Lopes 22 de julho de 2025
Neste programa, publicado em 19 de julho, Pedro, Vinícius, Professor Adriano e eu (Samilo Lopes) batemos um papo sobre a Cylo Cybersecurity.
Por Marcelo Lorencin - Diretor Institucional da Apeti 22 de julho de 2025
Por que algumas empresas desaparecem enquanto outras conseguem se reinventar e permanecer relevantes por décadas? Quantas histórias já ouvimos de organizações que perderam espaço, precisaram ser vendidas para sobreviver ou simplesmente não conseguiram sair de crises? Essa é uma pergunta que todo empresário e executivo deveria se fazer diariamente: o que precisamos fazer para garantir que nossa empresa continue relevante?
Por Apeti 14 de julho de 2025
A Apeti, associação que reúne empresas de tecnologia e inovação de Rio Preto, está desembarcando em Olímpia com um plano ambicioso: transformar a cidade em mais um polo tecnológico do interior.
Por Leon Fagiani 8 de julho de 2025
O Brasil enfrenta um desafio comum: como conciliar modernização tecnológica com inclusão social? A resposta pode estar em uma metodologia inovadora que transforma a gestão pública mundial.
Por Apeti CPL 17 de junho de 2025
Curso gratuito de tecnologia abre inscrições para jovens de escolas públicas de Rio Preto; veja como participar
Por João Paulo Rodrigues 4 de junho de 2025
Vivemos em uma era que nos pressiona a buscar o novo a todo instante. A inovação virou mantra, e a velocidade, critério quase absoluto de sucesso. Mas entre apelos por reinvenção constante e promessas de soluções mágicas para problemas complexos, sigo acreditando em um princípio simples: tudo que tem valor resiste ao tempo.