O verdadeiro pote de ouro do arco-íris
28 de janeiro de 2022

Foi uma experiência de real imersão durante 3 dias na cidade do Recife. O evento reuniu representantes dos principais ecossistemas de Inovação do Brasil, com lideranças das áreas de Tecnologia, tanto nacionais, quanto internacionais. Além de reitores de universidades e secretarias de desenvolvimento das principais cidades do Brasil.

Foi uma experiência de real imersão durante 3 dias na cidade do Recife. O evento reuniu representantes dos principais ecossistemas de Inovação do Brasil, com lideranças das áreas de Tecnologia, tanto nacionais, quanto internacionais. Além de reitores de universidades e secretarias de desenvolvimento das principais cidades do Brasil.

A convite do Sebrae Rio Preto, a APETI - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação foi representar o ecossistema TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da nossa região.

Tivemos o privilégio de participar e absorver ao máximo o conteúdo do evento para trazer para Rio Preto as conexões que fizemos lá.

Josep Piquê, presidente La Salle Tecnova e Doutor em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull, que palestrou e também foi curador do evento, falou sobre os Clusters de Inovação e sua atuação diante das oportunidades do mercado.

A APETI como APL TIC (Arranjo Produtivo Local de TI) da nossa região, entende a importância de ser também um ELI (Ecossistema Local de Inovação), por isso, fomenta a inovação através das ações no Centro de Inovação Compartilhado.

A abordagem de ecossistemas locais de inovação (ELI), faz parte da estratégia nacional do Programa Brasil + Inovador, para atuar no âmbito dos municípios ou de microrregiões geográficas, na promoção do desenvolvimento local, a partir da ótica da inovação.

Ainda sobre Inovação, palestrantes como o Silvio Meira, que explana com tanta propriedade sobre o futuro digital, falou sobre seu conhecimento e comentou muito sobre a flexibilidade que as organizações precisam ter - organizações têm flexibilidade quando seus sistemas também são flexíveis.

Anna Torz da Poznan Science & Technology Park - https://ppnt.poznan.pl/en/, falou sobre os 5 ecossistemas que assim são considerados, e não 5 instituições que operam dentro do Parque na Polônia e sua abrangência com Stakeholders.

“É Essencial Adequar as Startups como se estivessem prontas para receber investimentos. Esse é um dos lemas do programa para Startups do Parque o Scale Up Champions” - https://www.scaleupchampions.com/. O programa também é voltado para Deep Tech Startps - Corporations Investment Readiness Market Discovery e deu credibilidade para as startups durante a pandemia.

Hitendra Patel do Boston Innovation Gateway - https://www.bostoninnovation.net/, falou sobre focar na capacitação de inovação. O case Study - GIMI Impact, estudo de caso de crianças, cita que nos primeiros anos de vida elas não podem fazer nada, pois são impedidas pelos pais e fala sobre o quanto isso interfere no modo de pensar quando adulto. Ela explicou sobre o programa de ensino médio do Canadá, que é diferente. A escalabilidade do fator humano é a base do ensino lá.

“As normas não podem ser mais importantes que os fins”, comentou Rodrigo Regis, do Parque Tecnológico Itaipu Brasil. Ele citou também que a tecnologia é o meio para cidades inteligentes, a desburocratização para tirar as burocracias e experimentar melhor o desenvolvimento de negócios é essencial para isso. A democratização do acesso a Infra para Estímulo ao Empreendedorismo também. “Living Lab de cidades inteligentes”, “SandBox” "Smart Vitrine", entre outros programas, colocou Foz do Iguaçu no ranking de Cidades Inteligentes.

O evento foi idealizado para promover conexões entre os ecossistemas locais de inovação do Brasil com ecossistemas internacionais de referência. Com base nas seguintes premissas:

Propósito de estimular novas visões, perspectivas e conexões que aceleram o surgimento e desenvolvimento sustentável de ecossistemas locais de inovação no Brasil.

Objetivo: Promover um ambiente de imersão em ecossistemas inovadores internacionais com dinâmicas que possibilitem inspirar, transferir tecnologia e promover acordos de cooperação internacionais.


Por Samilo Lopes 30 de abril de 2025
Se você é líder, com certeza entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança. Afinal, esse conjunto são os ingredientes principais para formar uma equipe engajada, motivada, colaborativa e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter talentos.
Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?